terça-feira, 2 de outubro de 2012

MAUS TRATOS AOS IDOSOS

É inacreditável que ainda nos dias atuais se maltratem pessoas idosas. Esta ação criminosa e ignominiosa tem que ter um fim. Como alguém, de sã consciência, pode fazer mal a pessoas desprotegidas, fragilizadas? No mês em que é comemorado o Dia Nacional do Idoso, é necessário que se faça uma reflexão. Somente um covarde, sem coração, fraco de caráter age contra o idoso.
Leio uma notícia no jornal de Caxias do Sul que o número de denúncias de maus-tratos a idosos naquela cidade, decepciona e mostra que não há mais respeito às pessoas com mais de 60 anos. Até a primeira quinzena de setembro, quase 200 casos de negligência no tratamento de idosos foram encaminhados aos órgãos responsáveis.
Não há lugar demarcado no mapa caxiense para os maus-tratos. A zona rural é a que detêm o maior número de acusações, conforme a planilha de registros deste ano na polícia. Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Viviane Tramontina, este é um dos reflexos do êxodo rural: é quando os filhos vão para a cidade e esquecem os pais no campo.
O Mês do Idoso pretende incentivar a população a não se calar neste tipo de situação. É preciso denunciar os casos de maus-tratos, e a cadeia seria um ótimo corretivo para quem tem a coragem de maltratar um idoso.

Ainda dentro do tema violência, enquanto escrevo, assisto em uma emissora de TV da capital onde está sendo entrevistada a primeira tenente-coronel da Brigada Militar, Nádia Rodrigues Silveira Gerhard, comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
A tenente-coronel é responsável pela implantação do projeto Patrulha Maria da Penha, que deve ser anunciada em breve pela Secretaria da Segurança Pública, cujo objetivo é atender os casos potenciais de violência contra mulheres antes que os crimes ocorram. Em Porto Alegre, o 19º BPM deve ser o primeiro. A oficial anunciou também que uma forte ação de policiamento comunitário está em seus planos no comando do 19º BPM.
Nessa entrevista Nádia revelou que até o fim de setembro foram registrados em Porto Alegre, 87 homicídios contra mulheres, uma média de pouco mais de 9 por mês.

Por último a notícia bombástica da cassação em 1º grau do registro das candidaturas Paulo Pólis e Ana de Oliveira por propaganda irregular durante o período eleitoral. O pedido foi formulado pelo Ministério Público Eleitoral em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Além disso, estipulou multas individuais no valor de R$ 5.320,50 a cada um dos candidatos.
O que vai acontecer a partir desta decisão da Justiça Eleitoral: em primeiro lugar, ambos irão concorrer domingo dia 7. Se a coligação “Sim Vamos Adiante” de Polis e Ana, que recorreu ao TRE – Tribunal Regional Eleitoral – vencer e o TRE homologar a decisão da Justiça eleitoral de Erechim, uma segunda e última instância poderá acontecer, desta feita para o TSE - Tribunal Superior Eleitoral. Persistindo o mesmo mesmo entendimento, Polis e Ana não terão a confirmação da vitória. Logo, não serão diplomados e não poderão assumir em 1º de Janeiro. Na hipótese acima, considerando que as candidaturas Mantovani e Anziliero fiquem em segundo lugar, o primeiro presidente da Câmara de Vereadores a ser eleito para a próxima legislatura assume até a marcação de uma nova eleição. Esta explicação foi dada pelo Promotor Eleitoral, Maurício Sanchotene de Aguiar em entrevista coletiva a imprensa local, nesta segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário