IGNORÂNCIA
OU INGENUIDADE
A deputada Silvana
Covatti (PP), da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul conseguiu por
inexperiência, ou ingenuidade, se antipatizar com os caminhoneiros autônomos e
empresários do transporte rodoviário de cargas do Estado ao dar importância e
guarida a um pedido encaminhado por uma cooperativa de transportes do Rio de
Janeiro, cuja finalidade é exclusivamente política.
E não foi por falta
de aviso. Dias antes da anunciada reunião para realização de um Fórum e
formação da bancada gaúcha do TRC, as Federações dos
Caminhoneiros Autônomos dos Estados do
Rio Grande do Sul e Fetransul - Federação das Empresas de Transporte de Cargas
do Estado, através de ofício às lideranças dos partidos, alertava para o
estranho intrometimento de um Movimento que não tem vínculo com o Rio Grande do Sul
e não lidera autônomos e muito menos empresas, para querer formar uma
bancada política de deputados gaúchos, a fim de defender os
interesses do setor.
O Movimento União
Brasil Caminhoneiro, liderado pelo empresário Nélio Botelho, para os
representantes do Transporte Rodoviário de Cargas do Rio Grande do Sul, é
considerado ilegítimo uma vez que não possui registro no Ministério do Trabalho
o que o torna espúrio. Portanto, sem legalidade para se intitular representante de uma categoria que já
tem suas instituições autenticadas pelo Governo Federal.
Consequentemente, a deputada
Silvana Covatti, conseguiu colocar a raposa no galinheiro e criar gratuitamente
uma área de atrito
que poderia ter sido evitada, se antes
tivesse mantido contato, ou pelo menos, convidado os
representantes legais do TRC gaúcho.
Com
surpresa, no noticiário
da Assembleia Legislativa deste fim de semana, em nenhum momento a assessoria de
imprensa da deputada menciona
que a referida reunião contaria com representações do transporte rodoviário de
cargas do R.G. do Sul, mas destaca as presenças do presidente do Movimento União
Brasil Caminhoneiro (MUBC), Nélio Botelho, do coordenador do MUBC no Rio Grande
do Sul, Marco Antonio Scherer, e dos deputados federais, Nelson Marquezelli e
Vilson Covatti, respectivamente
presidente e coordenador da Bancada Federal do Transporte Rodoviário de Cargas.
Na justificativa, a
parlamentar afirma que a Frente terá papel
fundamental no diálogo para a resolução de questões que envolvem as condições
de trabalho e anseios da classe, assim como, a discussão sobre a regulação e
fiscalização nas estradas; propostas novas para a Lei nº 12.619/12, chamada Lei
do Tempo de Direção; descanso obrigatório entre jornadas; restrições de
trânsito nas cidades, as viagens de longa distância e a falta de infraestrutura
para descanso dos motoristas nas estradas, a alta carga tributária etc., assuntos
estes que já estão sendo tratados no Fórum permanente constituído junto a ANTT.
E a notícia conclui: "Estão confirmadas as presenças do presidente do
Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC), Nélio Botelho, do coordenador do
MUBC no Rio Grande do Sul, Marco Antonio Scherer, e dos deputados federais,
Nelson Marquezelli e Vilson Covatti, respectivamente presidente e coordenador
da Bancada Federal do Transporte Rodoviário de Cargas".
Pelo acima exposto dá para se
configurar a parcialidade e o interesse puramente político da iniciativa.
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