quarta-feira, 14 de novembro de 2012

 
ALERTA DA RECEITA FEDERAL
A Receita Federal divulgou na semana passada alerta sobre falsas mensagens eletrônicas atribuídas ao órgão que têm circulado pela internet. No comunicado, o Fisco ressalta que não se comunica com os contribuintes por e-mail e diz que qualquer mensagem deve ser desconsiderada.

Segundo a Receita, diversas pessoas têm recebido e-mails que alegam supostas divergências na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano. A mensagem orienta o cidadão a abrir arquivos e links para uma pretensa regularização. Ao clicar nos links, o usuário tem o computador infectado por vírus e programas que repassam informações confidenciais do para criminosos.O Fisco recomenda aos que receberem tais mensagens que não abram arquivos anexados, nem acionem os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal ou que o e-mail tenha timbre oficial. O órgão aconselha ainda excluir imediatamente a mensagem.

De acordo com a Receita, outros tipos de mensagens fraudulentas pedem a regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou alegam valores residuais na restituição do Imposto de Renda a serem recebidos pelo contribuinte. Nesses casos, o órgão mantém a orientação de não abrir arquivos, links e excluir o e-mail.

A única forma de comunicação eletrônica do Fisco com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Neste endereço, a pessoa física pode fazer atualizações cadastrais e regularizar pendências. Para entrar na página, o contribuinte deve informar o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda e gerar um código de acesso. O e-CAC também pode ser usado por quem tem certificado digital.

Por outro lado, não é de hoje que outras comunicações de órgãos oficiais e bancos são enviadas via e-mail para usuários da Internet. Seguidamente recebo notificações de bancos, onde nem possuo e nunca possui conta solicitando para atualizar cadastro. E  mais recentemente até da Serasa, ameaçando corte de crédito etc. se não regularizar a situação. E pede CPF para conhecer mais detalhes.

Obviamente que esses avisos tem outra finalidade, um deles invadir o computador e extrair dele informações, ou aplicar vírus. Eu já adotei um sistema, só aceito intimação, comunicação oficial, comercial, aviso de banco, convocação, se for por escrito e via coreio. Fora disso, podem gastar tempo e insistência que não vão levar.

Aliás, esta questão é para a Polícia Federal. É preciso dar um basta nesta incomodação. Como a Polícia Federal tem pessoal e mecanismos técnicos e sabe como descobrir tudo, acho que não seria difícil identificar de onde partem esses e-mails que, para os menos avisados tanto prejuízo causam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário