quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Passar trote constitui contravenção
O que é trote. Você já pensou pra pensar o prejuízo de um trote quando aplicado, por exemplo, ao serviço de segurança, ao serviço de saúde e outros?
O trote é considerado abuso e se torna um processo psicossocial de integração sadomasoquista caracterizado frequentemente por realização de tarefas sem sentido. Não confundir com o trote do cavalo no qual as quatro patas se movem, par a par uma anterior com a respectiva posterior oposta. Ou seja, a anterior direita avança simultaneamente com a posterior esquerda e vice-versa. O trote que falamos aqui, também não pode ser confundido com aquele que ocorre nas universidades cujos resultados a gente conhece. O trote que me refiro é um falso pedido de socorro ao serviço de emergência do Samu, ao serviço de segurança da Brigada Militar, da Polícia Civil, em fim...
Em Porto Alegre, somente o Samu registrou no ano passado 118 mil trotes, o equivalente a 26% das ligações recebidas. Esse número não é invenção, não. O  Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) da Capital, responsável pelo 190, computa números ainda mais acachapantes: 290 mil trotes ao longo do ano, média de um a cada dois minutos.
O trote não é crime, mas uma contravenção, prevista no Decreto-lei 3.688/41. Art. 65. Molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou por motivo reprovável: Pena - prisão simples, de 15 (quinze) dias a 2 (dois) meses, ou multa. Se você for menor de dezoito anos, pode ter que cumprir alguma medida sócio-educativa, por exemplo, prestar serviços à comunidade
O trote é a forma mais calhorda, cafajeste e desprezível que um indivíduo pode utilizar para satisfazer seus instintos de maldade, mesmo porque o(s) autor(es) escondem-se no anonimato e o anônimo é geralmente uma pessoa covarde.
Quando acontece um trote, além dos custos inerentes ao deslocamento de uma ambulância, com equipe, ocorrências reais podem deixar de ser atendidas. Uma pessoa pode morrer por causa do trote.
Na última quarta-feira,29, o Samu de nossa cidade recebeu um chamado urgente que num acidente grave estava acontecendo na Rua Francisco Magnus Speracke, bairro Morada do Sol. Duas ambulâncias foram deslocadas para o local indicado, além de mais duas viaturas da Brigada Militar. Lá chegando constataram que tudo não passou de uma brincadeira de mau gosto, era um trote.
Há uma legislação estadual que pune com multa de R$ 200 o proprietário da linha telefônica de onde partiu o chamado. O valor é acrescido na conta telefônica, e se for feita mais de uma ligação o valor dobra tantas vezes quantos forem o número de chamadas. Mas, é muito pouco. O indivíduo que se presta para esse tipo de brincadeira bem que poderia passar alguns dias vendo o sol nascer quadrado, no presídio estadual.

GRENAL
Amanhã Grêmio e Internacional, as cinco horas da tarde no Colosso da Lagoa, realizam mais um clássico em Erechim. O estádio deverá ficar lotado. Tudo foi preparado, nos mínimos detalhes para que o torcedor compareça. Até o horário foi antecipado para que a torcida de ambas as equipes de Santa Catarina e Paraná, possam comparecer com maior tranquilidade.
Quero aproveitar para consertar meu equívoco cometido na coluna de terça-feira no jornal Bom Dia, quando, ao final, citei a realização desse jogo para o dia 3 de março. Não fosse a observação feita através de e-mail do leitor Fabiano Busetto, tinha passado desapercebido por mim. Obrigado Fabiano. O engano foi involuntário. O jogo será mesmo domingo, dia 3 de fevereiro, ás 17h. O Ypiranga que cede seu estádio para a realização do Grenal precisa do apoio das torcidas colorada, tricolor e canarinho, pois parte da renda reverterá em benefício do clube erechinense.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário