sábado, 19 de janeiro de 2013


Água mole em pedra dura

O nosso jornal Bom Dia publicou na sua edição de sábado, oportuníssima reportagem mostrando através, inclusive,  de foto a real e presente situação em que se encontra o prédio do antigo Correio na Rua Salgado Filho, atrás da Prefeitura Municipal de Erechim.

Esta já é a terceira vez que focalizo nesta coluna o descaso das autoridades responsáveis, sem contar as reportagens não só do Bom Dia, mas de outros órgãos de imprensa local, para com o prédio ali existente.

É inconcebível que não haja uma solução para o caso!

Teve alguém que explicou que a construção deve ser preservada, ou já consta do programa de preservação do patrimônio histórico da cidade. Mas, pelas barbas de Papai Noel, que preservação é essa que em vez de cuidar, conservar, salvaguardar permite que naquele local se criem ratos, cobras, morcegos, baratas colocando, inclusive em risco a saúde da população?

Eu até acho que cabe uma Ação Civil Pública contra a direção dos Correios pelo desleixo, falta de conservação e limpeza do prédio.

Se a direção dos Correios é desatenta ou não tem interesse no cuidado de seu patrimônio, então que faça uma boa ação: doe ao Município, pois, certamente, o prefeito que virá logo aí, saberá dar o destino condizente aquela construção abandonada. Aquele local está mais para a casa mal assombrada do lobisomem (dos filmes e histórias de quadrinhos) do que outra coisa.

Hoje, nós temos uma nova Câmara de Vereadores. Não são mais nove cabeças pensantes. Aumentaram para 17. Será que nem assim e com a participação do prefeito não se consegue uma mobilização coletiva, desapaixonada, pluripartidária, para pressionar o presidente dos Correios ou seja lá quem for, a tomar uma atitude que venha solucionar esse problema?

Bom, se isso não for possível, então fica mais que evidente que ninguém quer trabalhar pela solução dos relevantes serviços que venham de encontro aos interesses coletivos.

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura, já dizia meu tataravô.

                                                         **************

A cada dois anos a ACAV - Associação Brasileira dos Concessionários Man Latin América, se reúnem em um país do mundo com o objetivo de renovar propósitos e estratégias. Em setembro de 2012 a ACAV foi realizada pela 14ª vez, desta feira em Moscou, na Rússia. Sabem que coordenou esse evento internacional?

O erechinense Júlio Brondani, empresário e professor da URI, com a cooperação do também professor e fotógrafo profissional Roberto Achmann (Béto).

Tive o privilégio de receber o livro que registra o evento. São 288 páginas com mais de 100 belíssimas fotografias onde aparecem os majestosos conjuntos arquitetônicos e construções czarianas. além disto, a Praça Vermelha conhecida pelos seus desfiles militares; o Kremlin, sede do governo Russo, as catedrais com destaque para a de São Bazílio; palácios, museus. O metrô, com suas 171 estações e 12 linhas, chega a ser deslumbrante pelo luxo e conforto é o mais frequentado do mundo. Ele foi construído durante o governo de Joseph Stálin em 1935. Outra grande atração mostrada em fotos é o museu Hermitage, em São Petersburgo, também um dos maiores do mundo com sua vasta coleção de obras, praticamente de todas as épocas e estilos e culturas da história Russa, Europeia, Oriental e África do Norte. Este museu é composto por dez prédios ao largo do Rio Neva. O livro "Rússia para Sempre", talvez seja uma das produções mais bem compostas fotograficamente do momento.

Que mais poderia dizer ao professor Júlio Brondani sobre o presente que recebi!

- Muito obrigado e parabéns pelo trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário