sexta-feira, 20 de julho de 2012


TUMOR E PUNIÇÃO AS OPERADORAS DE TELEFONES
Dois assuntos importantes e de repercussão. O primeiro a notícia de que um dos réus do mensalão, ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) está com um câncer no pâncreas. Os exames laboratoriais confirmaram no final de semana a presença de um tumor maligno num dos órgãos mais delicados e importantes do corpo humano. É um órgão que produz enzimas digestivas e, inclusive, hormônios. Ele secreta enzimas digestivas ao duodeno e hormônios na corrente sanguínea. Isso me disse um médico, meu amigo. Falando um português para que todos entendam, a enzima produzida pelo pâncreas é tão corrosivo como ácido de bateria. É por isso que ela desmancha as proteínas, carboidratos e gorduras. É ainda o pâncreas que secreta grandes quantidades de bicarbonato de sódio, que protege o duodeno neutralizando o ácido oriundo do estômago. Mas, tem mais,  o pâncreas  produz a insulina que faz com que as células absorvam glicose, estimula o seu armazenamento, e inibe a sua produção demasiada.  As anormalidades na secreção ou na resposta das células à insulina provocam o distúrbio denominado diabetes mellitus. Deu para entender? Pois, tudo isto, volto a dizer, foi um médico amigo meu que me instruiu.
O ex-deputado Roberto Jefferson terá que retirar o pâncreas. Segundo os médicos ficará cinco dias em UTI e mais outros tantos dias em quimioterapia.
De acordo com os médicos, esse tipo de câncer tem 60% de chances de cura.

O outro assunto é a qualidade dos serviços telefônicos oferecidos pelas operadoras no Brasil. Finalmente a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações resolveu colocar um basta nesta questão. A Anatel que regula as telecomunicações no país quer que a Telefônica Vivo reduza em 40% o número de interrupções no serviço de telefonia fixa no Estado de São Paulo. De acordo com despacho publicado na tarde desta sexta-feira, a empresa terá cinco meses para "ressarcir os créditos dos usuários afetados pelas interrupções, independentemente de solicitação e da quantidade de assinantes atingidos".
Em caso de descumprimento, a multa será de R$ 20 milhões.
Na quarta-feira (18), a Anatel puniu também, de uma só vez, três maiores operadoras de telefonia móvel no país - TIM, Oi e Claro.
A medida, que passa a valer a partir de segunda-feira (23), foi uma resposta da Anatel ao aumento das reclamações dos consumidores quanto ao serviço junto ao órgão oficial. As operadoras ficam obrigadas a apresentar um novo plano de investimentos, em até 30 dias, para melhoria da rede, da infraestrutura e do teleatendimento.
Caso descumpram a decisão, o valor da multa diária é de R$ 200 mil. Finalmente o consumidor deixa de ser achacado pelas operadoras de telefonia neste país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário