quinta-feira, 19 de julho de 2012


ENTREVISTA COMOVENTE

Ouvi com emoção a entrevista da senhora Marilene Rigo Berndsen, na Rádio Cultura FM local, idealizadora e responsável pela Ong - Centro de Apoio Oncológico Luciano, uma entidade sem fins lucrativos que foi criada para oferecer apoio, conforto e melhores condições de vida aos pacientes portadores de câncer.
A entidade nasceu em homenagem ao seu filho Luciano, que no vedor de sua juventude foi vítima dessa doença. Sua família, especialmente sua mãe, dona Marilene, e mais um grupo de abnegadas mulheres, tomadas de vivo entusiasmo pela solidariedade humana às pessoas portadoras de câncer fundaram a CAOL.
O Centro de apoio Oncológico Luciano se mantém com a ajuda espontânea da comunidade; são empresas e particulares que destinam recursos, pelos quais, cerca de 50 pessoas em média, são mantidas em alojamento confortável onde recebem carinho, atenção, sentimento de amor e compreensão. Somente quem tem um familiar com essa doença sabe como é sofrida a vida; como tudo fica difícil. Os amigos, muitas vezes se afastam e discriminam.
Na CAOL ninguém paga nada!
As pessoas que mantém e trabalham para a CAOL, não ganham nada!
O poder público; os governos; os políticos...não dão nada!
Mas, a CAOL está ai para dar força aos desenganados, conforto aos debilitados e consolo aos desesperados.
Dona Marilene: continue amando os doentes que a procuram, ou que lhe forem confiados, como se fossem seus próprios filhos e irmãos. Sua missão é grandiosa e sublime, embora difícil e espinhosa.
Muitas são as maneiras de colaborar com o Centro de Apoio Oncológico Luciano. O Centro aceita trabalho voluntário, contribuições em dinheiro ou doações necessárias.
As pessoas ou empresas que desejarem ser sócio-contribuintes podem colaborar com uma quantia
fixa por um determinado período: mês, trimestre, semestre ou ano. Outra forma de captação de recursos utilizada pelo Centro de Apoio Oncológico Luciano é a venda de produtos promocionais com a marca do CAOL, como camisetas, bomba de chimarrão e outros. As doações em dinheiro podem ser depositadas conforme a relação abaixo:
BANCO DO BRASIL S.A.
Agência n° 0132-5
Conta n° 5869-6
Erechim - RS
SICREDI
Agência n° 0217
Conta n° 14038-4
BANRISUL
Agência n° 0210
Conta n° 06039617-01
CAIXA ECONOMICA FEDERAL
Agência: 0470
Conta n° 032208-0
A sede própria do CAOL está situada na Rua 20 de Setembro nº 68, com uma área construída de 1020m², a duas quadras do Hospital Santa Terezinha, Erechim - RS. Possui acomodação para 100 pessoas.
Eu não possuo estatística atual mas, cerca de 4 milhões de pessoas morrem de câncer por ano, em todo o mundo. No Brasil, o câncer é a segunda causa morte, depois das doenças cardiovasculares e causas externas, como violências.
Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, mais de 100.000 óbitos (homens e mulheres) acontecem por ano no Brasil devido ao câncer. Que exemplo como este de dona Marilene possam se multiplicar pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário