quinta-feira, 12 de julho de 2012


ANUÁRIO DE  ERECHIM

Está circulando à cerca de uma semana o "Anuário 2012 de Erechim Polo do Alto Uruguai Gaúcho", da Editora Bota Amarela e Jornal Bom Dia. Trata-se de um dos mais completos guias reveladores do potencial econômico, social e cultural do Município, centro da Região Norte do Estado, formada por 32 municípios.

Erechim que dista 360 Km da capital, Porto Alegre, prestes a completar 100 anos de emancipação, se apresenta como um dos municípios gaúchos com maiores possibilidades para investimentos, pois conta com um distrito industrial com toda a infraestrutura, empregando mais de 6.000 trabalhadores, ligação aérea e rodoviária com os maiores centros do país e Mercosul. Um segundo Distrito Industrial está sendo formado com a aquisição de 61 hectares  de área para a instalação de dois novos distritos: um na região Norte, ás margens da BR-153,. na saída para Concórdia-SC, e oputro no bairro das Três Vendas, na RSC-480, ligando com Chapecó-SC. O "Anuário 2012 de Erechim" é um verdadeiro banco de dados que oferece todas as informações sobre cada setor que compõe as forças econômicas do Município.

Além de contar a história do surgimento da "Capital da Amizade", o anuário registra os últimos dados levantados pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A população local hoje concentra 96.757 habitantes. Destes, 94% vivem na cidade. O número de eleitores ultrapassou os 73,8 mil aptos a votarem nas próximas eleições municipais. Os serviços de abastecimento de água são prestados pela CORSAN, e energia elétrica pela RGE. Pelas ruas da cidade circulam diariamente 57 mil veículos. A renda per capita do erechinense é de R$ 18.952,50 e a economia do município está alicerçada no tripé: indústria, comércio e serviços.

No setor da educação destaque para a URI - Universidade Integrada do Alto Uruguai com 5 mil alunos matriculados entre Ensino Médio, Escola de Educação Básica, Ensino Superior, já tendo formado 12 mil profissionais.

Na saúde conta com dois excelentes hospitais: A Fundação Hospitalar Santa Terezinha e Hospital de Caridade. O Hospital Santa Terezinha é de referência regional para o Sistema Único de Saúde, 180 leitos, 171 médicos, 507 funcionários. O Hospital de Caridade possui 122 leitos, 182 médicos e 425 funcionários. O setor comercial de Erechim contribui com 24,69% da arrecadação do município com seus m ais de 3.800 estabelecimentos comerciais. Na área de turismo e eventos destaca-se a FRINAPE, uma feira multissetorial regional que reúne a cada dois anos 300 expositores. No esporte Erechim orgulha-se em possuir um dos maiores estádios de futebol do interior do Estado, de propriedade do Ypiranga F.C., palco de importantes jogos da dupla Grenal e o C.E.R. Atlântico, a maior força do futsal do Rio Grande do Sul, vice-campeã da Liga Nacional o mais importante torneio de futebol de salão do país.

Outro dado importante levantado pelo "Anuário de Erechim" é a sua frota de veículos. Circulam pelas ruas da cidade cerca de 57.134 veículos (dados de janeiro/2012), sem contar com os que procedem de outros municípios da região.

Outro setor que impulsiona o progresso de Erechim é a Comil, fabricante de ônibus. Seus produtos são conhecidos em praticamente em todos os países da América do Sul e Europa, além da Triel-Ht fabricante de equipamentos para Logística Agroindustrial, Implementos Rodoviários e Viaturas Especiais.

Um outro dado que enaltece o grau de desenvolvimento de Erechim é o setor da construção civil. No ano passado foram liberados pela Prefeitura  1.304 alvarás. Hoje, cerca de 80 prédios estão em fase de construção, mudando a aparência da cidade. Parabéns ao BOM DIA, á sua direção e ao corpo redatorial  do jornal, pelo importante e utilíssimo Anuário de Erechim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário