domingo, 12 de agosto de 2012


PROPAGANDA ELEITORAL
A Justiça Eleitoral é responsável pelas eleições municipais que se travarão em todo o território nacional a 7 de outubro. O calendário pré-estabelecido pela lei que rege a eleição é rigidamente obedecido e todas as dúvidas são dirimidas pelo juiz. A lei também deve ser obedecida pelos órgãos de comunicação Rádio - Jornal - Revistas e Televisão que, com exceção da mídia impressa, devem destinar espaços gratuitos para que os candidatos façam sua propaganda seja para o cargo Executivo, seja para o Legislativo. A publicidade impressa (boletins, folhetos, jornais, santinhos etc.) já começam a encher a nossa caixa de correspondência. Cada um a seu feitio, procura convencer o eleitor a votar em si, com frases de efeito e apelação.
Na minha caixa de correspondência entre vários panfletos, apareceu um que é mais uma consulta popular do que propriamente um convite para votar nos nomes ali propostos.
É o denominado "Plano de Governo Participativo", apelando para que o eleitor escolha o que deve ser prioridade na próxima administração.  No item 8 da consulta que trata da Cultura, o folheto enumera nove propostas e, ao final, pede sugestão. Nas proposições o eleito se sugere, entre outras, ampliar Políticas Públicas para a Cultura; elaborar o Plano Municipal da Cultura; Continuidade do Fundo de Apoio a Cultura e as Artes de Erechim; Descentralização de eventos culturais para os bairros; Reforma do 25 de Julho; Fomento a realização de festivais (teatro, canto, dança); Criação de Núcleo de Pesquisa Cultural e Memória de Erechim; Construção de Centro de Eventos com capacidade para mais de 5 mil pessoas e realizações de ações em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado.
Acrescentaria a este item: Ampliação e/ou melhorias no prédio onde está a Escola de Belas Artes Osvaldo Engel, que mesmo com suas acanhadas instalações, atende 700 alunos desenvolvendo ensino nas Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
No item Saúde, há, sim, que se disponibilizar mais médicos e enfermeiros para as UBSs; quem sabe mais uma ambulância; ampliar a disponibilidade de medicamentos na Farmácia Popular, além de melhorar as condições físicas da Casa de Apoio em Porto Alegre que serviu de modelo ao Governo do Estado, para a implantação de um albergue na capital. Com algumas reformas e pequeno investimento no atual imóvel mantido pelo Município, certamente aquela casa ficaria mais acolhedora.
Tem eleitor que pergunta: ainda dá tempo de transferir meu título de cidade?
Não. O prazo para pedir transferência de domicílio eleitoral acabou em 9 de maio. Para votar nestas eleições, o eleitor que se mudou terá que comparecer à cidade onde está registrado seu título.
E quem estiver viajando no dia das eleições?
Os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação, seja em viagem no Brasil ou no exterior, devem justificar sua ausência. Os cartórios eleitorais deixam à disposição dos eleitores os formulários de justificativa. O formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral também pode ser obtido, no site do Tribunal Superior Eleitoral. O prazo para justificativa é de até dois meses depois da votação. No caso de quem ainda estiver no exterior mesmo depois de decorridos os dois meses, o prazo para justificar passa a ser de um mês após o retorno ao Brasil.
Qual são os dias e horários da votação?
No primeiro turno, a eleição é dia 7 de outubro. No segundo turno (se houver), dia 28 de outubro. Nos dois dias, a votação começa às 8h e termina às 17h. Quem já estiver na fila às 17h vai poder votar, mesmo se chegar à urna depois desse horário.
Mas, o que está preocupando os eleitores de uma das facções políticas locais é a notícia da abertura de inquérito policial que virou denúncia do Ministério Público Federal. O caso está com o desembargador Élcio Pinheiro de Castro, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que tem sede em Porto Alegre. Os crimes que envolvem 11 réus são de peculato, estelionato e crimes contra o sistema financeiro nacional e corre em segredo de justiça, por isso não se sabe o nome dos envolvidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário