segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Ter um bichinho de estimação não significa apenas dar água, comida e um pouco de atenção. Requer muito mais. Antes de você adotar um animal de estimação como gato, cachorro, passarinho e outros é necessário se comprometer que vai cuidar de acordo com algumas regras básicas. A primeira regra é facilitar tanto o relacionamento do dono com o cão, quanto do cachorro com a sociedade.
As ações começam com o animal ainda filhote. É importante adestrar os animais logo quando são pequenos.
Eu tenho uma cachorra a nove anos da raça Dachshund (Salsicha) que trouxe comigo quando morei em Brasília, só falta falar. Entende e pressente tudo o que acontece na casa. É impressionante sua inteligência!
Quando adotei ela já era passada de filhote, estava entrando, vamos dizer, na adolescência. Como era para viver em apartamento, uma das primeiras providências foi castrá-la. Segunda providência foi ensiná-la a não fazer suas necessidades dentro de casa. E não foi difícil. Evidentemente que tem de se ter muita paciência e conversar com o animal. O animal não gosta que se grite com ele. Hoje, se deixar a Laila (nome dela) 24 horas sem levá-la para a rua ela se segura até que se tome tal providência. É inacreditável!
Outro passo importante diz respeito à socialização. Levar o cão para passear é a melhor maneira de fazê-lo perder o medo das pessoas e outros animais. O passeio pode ser até curto, mas precisa ser prazeroso. Nada de apressá-lo para fazer as necessidades e voltar logo para casa, especialmente se você morar em apartamento. Nesse caso o passeio deve ser intensificado. Os cães sofrem ao ficar muito tempo em locais fechados, sem companhia, principalmente. Apesar de contrariar alguns donos, a castração para animais que vivem em apartamento é recomendável. Além de evitar possíveis problemas de saúde (tumor de próstata nos machos e câncer de mama ou útero nas cadelinhas) a castração torna os animais mais dóceis e faz com que os machos percam a necessidade de marcar território. Isso evita aquele desagradável xixi nos móveis, ou nas plantas do jardim.
De acordo com recomendação veterinária, os machos devem ser castrados após a maturidade sexual (2 anos), devido a produção de hormônios, e as fêmeas, antes do primeiro cio. Castrar após a primeira cria aumenta as chances de doenças no futuro. Estou dando estas dicas, porque tenho visto pessoas que tem cachorros e não sabem cuidar. Outra observação que fiz foi ao andar pela rua ver gente levando seu cachorrinho passear e não levam o saquinho para juntar as fezes. Além de sujar a calçada ou o canteiro gramado dá uma demonstração de espurcícia, sujidade, desmazelo.
Minha mulher que, como eu, gosta também de animaizinhos de estimação, cria um hamster. Para quem não é familiarizado com o pequeno animal, na primeira impressão pode confundi-lo com um ratinho. Mas o bicho não tem nada a ver com essa praga urbana. Pelo contrário. Hamster é um animal limpo, dócil, divertido e brincalhão. Dentro de uma gaiola, com bom espaço e equipada com brinquedos, pula, corre, equilibra-se e vive sem dar trabalho para o dono. É um mamífero e roedor. Coberto por pelos finos e com textura macia, possui várias cores, como branco, bege, cinza ou preto, além de bicolor e angorá. O hamster tem hábito noturno. Gosta de frutas, legumes e grãos, como milho, amendoim e sementes de girassol. Se eu disser que o hamster de minha mulher não faz xixi na gaiola você acredita? Pois ela se deu o trabalho de ensiná-lo a fazer xixi no tanque para não ficar mau cheiro nos seus aposentos. E ele obedece.
STARTUP
Você saberia me dar um sinônimo de "startup"?
Quando li a manchete "Conheça os segredos de cinco startups milionários" fiquei devendo. Que seria? É uma empresa jovem que tem uma taxa de crescimento bastante expressiva. No Brasil tem até uma Associação Brasileira de Startups. Como gostam de americanizar!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário