terça-feira, 30 de julho de 2013

REPERCUSSÕES DA VISITA DO PAPA



Sem dúvida a presença do papa Francisco no Brasil, durante a Jornada Mundial dos Jovens deve surtir efeitos positivos a partir de agora na vida dos brasileiros. Todos os jornais, rádios e Tvs, articulistas, inclusive os mais céticos foram unânimes em dizer que Francisco deu uma sacudida na fé de muita gente.
Deu para se perceber nos discursos do Pontífice que a pregação do evangelho não deve se limitar tão somente às palavras, embora belas e motivadoras. Com sua habitual franqueza, estilo que a cada dia cativa mais e mais os fiéis, e até mesmo não religiosos. O Papa deixou como sugestão que os cristãos devem se ocupar, preferencialmente, em oferecer bons exemplos de conduta, de pensamento e de participação solidária na sociedade. Na entrevista concedida ao programa Fantástico da rede Globo de Televisão, Sua Santidade falou sobre o escândalo financeiro no Vaticano, o distanciamento da Igreja de seus fiéis e fez apelos. Em uma conversa abrangente que durou cerca de 80 minutos com jornalistas no avião que o levou de volta a Roma depois de uma semana no Brasil, Francisco disse também que o veto à ordenação de mulheres no clero é definitivo, mas que ele gostaria que elas assumissem papéis de maior liderança na administração e nas atividades pastorais.
O papa, na primeira entrevista coletiva desde sua eleição, em março, defendeu os gays contra a discriminação, mas repetiu o catecismo universal da Igreja Católica, segundo o qual a orientação homossexual não é pecado, mas os atos homossexuais são.
"Se uma pessoa é gay e busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?", disse o papa. "O catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser marginalizados por causa disso (orientação sexual), e sim que devem ser integrados à sociedade", afirmou ele, em italiano.
Sobre a questão da ordenação de mulheres, ele disse: "A Igreja falou e diz ‘não' (...), essa porta está fechada". Foi a primeira vez que Francisco falou publicamente sobre o tema. "Não podemos limitar o papel das mulheres na Igreja ao de coroinha ou de presidente de uma entidade beneficente, deve haver mais", disse ele, respondendo a uma pergunta durante uma conversa notavelmente franca com os jornalistas. A Igreja Católica prega que não pode ordenar mulheres porque Jesus escolheu apenas homens como apóstolos. A respeito de alguns cardeais, bispos e até padres ostentarem ou aparentarem riqueza usando carros de luxo, o papa afirmou que "nosso povo exige pobreza dos sacerdotes. Ofende muito ao coração do nosso povo quando vê que ao que estamos consagrados também estamos apegados ao dinheiro. Isso é mau e não é um bom exemplo que um padre tenha um automóvel  último modelo". Sobre a diminuição de católicos no mundo, especialmente na América Latina que migram para outras religiões, o papa Francisco foi sincero: "Não conheço as causas e tampouco conheço os percentuais. Quando a Igreja se esquece da aproximação e se comunica somente com documentos é como a mãe que se comunica com seu filho por carta" - exemplificou. Finalmente o papa anunciou para outubro o surgimento de muitas modificações. Aguardemos.

MANIFESTAÇÃO DOS APOSENTADOS
Sábado, 3, os aposentados de Erechim voltam ás ruas da cidade para uma manifestação contra o fator previdenciário, melhor atendimento da saúde e isonomia no percentual de aumento dado ao salário mínimo. A passeata dos aposentados está marcada para as 15h saindo da praça Boleslau Scorupski, descendo a Av.Maurício Cardoso e se concentrando na Praça da Bandeira em frente a Prefeitura. Na oportunidade haverá pronunciamento dos líderes do movimento. Após isso, um documento será elaborado e apoiado por milhares de assinaturas, que posteriormente será levado por uma Comissão até a presidente Dilma Rousseff. Aposentado não se omita, vá e compareça a praça pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário