sábado, 20 de julho de 2013

LIBERDADE



O que é Liberdade?
Liberdade significa o direito de ir e vir, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão.
A filosofia classifica liberdade como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. A liberdade é um conceito utópico, irreal, uma vez que é questionável se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter, se com as mídias ela realmente existe, ou não. Diversos pensadores e filósofos dissertaram sobre a liberdade, Sartre, Descartes, Kant, Marx e outros.
No meio jurídico, por exemplo, existe a liberdade condicional, que é quando um indivíduo que foi condenado por algo que cometeu, recebe o direito de cumprir toda, ou parte de sua pena em liberdade, ou seja, com o direito de fazer o que tiver interesse, mas de acordo com as normas da justiça.
Em ética, liberdade é relacionado com responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais.
Segundo a filosofia, liberdade é o conjunto de direitos de cada indivíduo, seja ele considerado isoladamente ou em grupo, perante o governo do país em que reside; é o poder que qualquer cidadão tem de exercer a sua vontade dentro dos limites da lei.
Para Descartes a liberdade é motivada pela decisão do próprio indivíduo, mas muitas vezes essa vontade depende de outros fatores, como dinheiro ou bens materiais.
Para Kant, liberdade está relacionado com autonomia, é o direito do indivíduo dar suas próprias regras, que devem ser seguidas racionalmente. Essa liberdade só ocorre realmente, através do conhecimento das leis morais e não apenas pela própria vontade da pessoa. Kant diz que a liberdade é o livre arbítrio e não deve ser relacionado com as leis.
Para Sartre, a liberdade é a condição de vida do ser humano, o princípio do homem é ser livre. O homem é livre por si mesmo, independente dos fatores do mundo, das coisas que ocorrem, ele é livre para fazer o que tiver vontade.
O dicionário nos dá a seguinte interpretação de liberdade: Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. Poder de exercer livremente a sua vontade. Independência, autonomia.
Por quais destes conceitos de liberdade você se encaixa?
Eu fico com a definição filosófica: é o poder que qualquer cidadão tem de exercer a sua vontade dentro dos limites da lei.
Os jovens que invadiram o recindo da Câmara Municipal de Porto Alegre agiram dentro dos limites que a lei lhes permitia?
- Não!
- Por que?
Porque extrapolaram a fronteira do que a Lei permite. Usaram da violência, atentaram contra o pudor pousando nu, danificaram o elevador, o sistema eletrônico de votação, quebraram pias do banheiro, enfim, exorbitaram dos princípios individuais e coletivos que a Lei permite. Portanto, quem foi responsável por toda aquela bacafuzada tem que pagar o prejuízo além de responder criminalmente pelos atos praticados. Protestar, promover movimentos que nos descontentam, reunir grupos e pessoas para reclamar o que achamos errado ou prejudicial, tudo bem. O que não se pode concordar é com atos de violência, desrespeito as leis e vandalismo. Se não vira tudo numa zorra total, bagunça, desordem.

Para terminar, um recado para a empresa paga pela Prefeitura que faz o transporte de pessoas que vem a Porto Alegre consultar nos hospitais: antes das viagens seria interessante fazer uma vistoria nos ônibus colocados a disposição. Quando não funciona o ar condicionado, o motor não pega e atrasa a viagem em cerca de três horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário