quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


OS MAUS TRATOS AO MELHOR AMIGO DO HOMEM

É costume ás pessoas, com a chegada do fim do ano, se desfazerem de muitas coisas, renovarem a sua casa, comprar bens duráveis etc. O comércio se movimenta e se beneficia com ás vendas de móveis, eletrodomésticos; as pessoas trocam de automóvel, moto e investem até mesmo em viagens. Afinal quem trabalha o ano inteiro ao chegar no tradicional Natal, a maioria quer usufruir do que economizou e passa a realizar seus sonhos e desejos. Entre as mudanças que muitos promovem há também os que se desfazem de seus animais "de estimação" e abandonam seus gatos, passarinhos e cachorros a sua própria sorte.

Uma senhora me telefonou para contar um fato que vivenciou e pediu que divulgasse o seu protesto. Relatou-me uma triste história de um cachorrinho da raça Pintcher que, abandonado pelo seu dono, andava perambulando pelas ruas da cidade. Pelo tempo fora de casa, sua magreza era visível através de suas costelinhas já saltadas pela falta de alimentação. Quem sabe era bem tratado e habituado com ração e agora estava vivendo a sua própria sorte. A leitora tentou atrair o animal, mas ele espantadiço, nas primeiras tentativas não se deixava apanhar. Até que com a ajuda de um cidadão proprietário de um mercado da Avenida Sete de Setembro, foi possível atraí-lo pelo que mais estava necessitando: comida. Esta senhora compareceu a uma emissora local e vários anúncios foram irradiados sobre o Pintcher andarilho. Já se passou mais de uma semana e seu dono não se fez presente. O caso deste cachorrinho não é o único. Já me disseram que muitas pessoas por razões que não se sabe, estão abandonando seus animais, e essa falta de estimação está ocasionando problemas, pois volta e meia em uma esquina aqui ou acolá observa-se a presença de bonitos cachorros abandonados porque seus donos não os querem mais.

Um outro depoimento chocante foi do cão que sofreu ato de crueldade em um bairro da cidade. A maldade contra o cachorro foi tão revoltante, que os moradores até hoje estão a procura de quem cegou o animal, arrancando-lhe os dois olhos.

Não pode ser atitude de gente normal!

Em nome, portanto, das pessoas que amam os animais estou me somando ao protesto contra o comportamento bárbaro e incivilizado dessas criaturas. Realmente é muito triste saber que atrocidades com animais ocorrem a todo momento.  "Quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar". (Chico Xavier). Não sei se você é sabedor, qualquer ato de maus-tratos envolvendo um animal constitui crime e deverá ser denunciado á Polícia. Não tenha medo de denunciar. Aconselhamos que os casos de flagrante maus-tratos e/ou que a vida de animais estejam em risco, acione a Polícia. A Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê os maus-tratos como crime. O decreto 24645/34 assinado pelo falecido Getúlio Vargas determina quais atitudes podem ser consideradas como maus-tratos.

Não tenha medo. Denunciar é um ato de cidadania. Ameaça de envenenamentos, bem como envenenamentos de animais, também podem e devem ser denunciados. Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar; manter preso permanentemente em correntes; manter em locais pequenos e anti-higiênico; não abrigar do sol, da chuva e do frio; deixar sem ventilação ou luz solar; não dar água e comida diariamente; negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido; obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força, tudo isto é considerado crime e a pena é de detenção, de três meses a um ano, além de multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal. E se a Polícia não atender ao chamado, ou a denúncia, ligue para a Corregedoria da Polícia Civil e informe o que os policiais disseram quando se negaram a atender. Mencione a Lei 9605/98. Só assim poderemos estar protegendo os indefesos animais.

A violência que o homem exerce contra o animal não está longe daquela que ele exerce contra o próprio semelhante. Essa afirmação do pensador francês, Jacques Derrida, no livro “O Animal que Logo Sou”, é tema de campanha de conscientização contra maus-tratos a animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário