sábado, 29 de dezembro de 2012


O YPIRANGA NASCEU PARA A LUTA

Fui até o estádio Colosso da Lagoa na última quinta-feira para assistir a eleição do novo Conselho Deliberativo do Ypiranga F.C. algo histórico nos últimos 10 anos. Uma nominata de consenso foi eleita com inflamados discursos de muito entusiasmo, todos eles convergindo para a união e a luta para levar novamente o Canarinho a primeira divisão. Os pronunciamentos do patrono Luiz Pungan, e dos conselheiros Dr. Mauro Capoani e Luiz Felipe De Marchi foram o destaque da noite. Para o novo Conselho foi eleito presidente Gilberto Peccin e Vice-presidente da Diretoria Executiva Osvaldino Fuzinatto.

Enquanto aguardava  o início da reunião percorri as instalações do estádio e fixei-me na sala onde estão expostos quadros com fotografias antigas, reportagens em jornais e a maquete do estádio construída a mais de 42 anos, intacta, exatamente como amostra do que seria o Colosso da Lagoa após sua conclusão.

Naquela sala está a história mais recente do clube, já que a maior parte dela foi destruída em 1953 pelo incêndio de sua sede social que se localizava na Rua Osvaldo Aranha, hoje Rua Alemanha.

Flâmulas, troféus, fotos e registros antigos, tudo foi consumido pelo fogo naquela trágica noite.

Na atual sala estão expostos, a relação da delegação do Santos F.C. com as assinaturas de seus dirigentes por ocasião da participação do clube na inauguração do estádio; cartões de prata, fotografias que registram desde a exibição do projeto de construção do Colosso, onde aparecem os dirigentes da época; o terreno, os primeiros trabalhos de construção, até um artigo escrito pelo Dr. Danton Hartmann em homenagem a João B. Dalprá fanático dirigente ipiranguista, já falecido, e retratos estampando os times do Ypiranga de 1967; de 1977 quando foi campeão da 1a. Divisão de Profissionais; a foto de campeão estadual de amadores em 1950, e a da Comissão de Construção do Estádio onde figuram: Oscar Abal, (presidente), Gladstone Osório Marsico, Moacir Pinto de Souza, Harry Klainübing, Hermes Campagnollo, Hermes Schenatto, Pedro Brokmann, Isac Osório, e os incorporadores do empreendimento Ricieri Miolla e Dionisio Sganzerla.

Sobre este último, cabe algumas linhas para salientar ter sido ele o cérebro idealizador do plano que permitiu arrecadar recursos, através a venda de títulos patrimoniais, cujos recursos eram aplicados na construção do estádio. Para incentivar a compra dos títulos o plano oferecia vantagens como: sorteios semanais de automóveis, motos, televisões, refrigeradores e outros prêmios valiosos. Sganzerla foi o idealizador pioneiro no Rio Grande do Sul de plano de vendas de títulos patrimoniais. O Ypiranga chegou a registrar cerca de 50 mil sócios contribuintes, com colaboradores, inclusive, do exterior. E nessa visita saudosista não posso deixar de lembrar as emoções que vivi da noite de inauguração do estádio em 2 de setembro de 1970. Recém retornavam da Copa do Mundo no México, jogadores como Pelé, Tostão, e outros não menos famosos. O gol 1040 do Rei Pelé naquela noite inesquecível de setembro, (Santos 2 x 0 Grêmio) foi por mim testemunhado como repórter de pista, na complementação da narrativa do locutor Francisco Appio. O gol foi marcado na goleira localizada a esquerda de quem ingressa no estádio. Após o lance, o jogo parou para que Pelé vestisse a camiseta com o número 1040 ás costas, que era a homenagem a Rádio Tupy de São Paulo, cuja frequência era o mesmo numeral. Uma placa alusiva pode ser vista a entrada das sociais do estádio. Por alguns minutos sentado nas cadeiras do pavilhão social, revivi todas aquelas emoções.

A partir de março o Canarinho retorna as atividades oficiais programadas pela FGF disputando novamente uma vaga ao campeonato principal. Vontade, garra e determinação não faltam. E é nessa hora que não pode falhar a cooperação da torcida e da  população erechinense, sem a qual nada se concretizará.

Dia 3 de fevereiro para abrir a temporada de atividades no Colosso da Lagoa, vamos ter um GRENAL, com todos os titulares da dupla. Os ingressos já podem ser adquiridos na Lojinha do Clube no estádio ,ou na rede do Banco Sicredi.

2 comentários:

  1. SAUDOSO E QUERIDO DINÍSIO SGANZERLA, MEU PAI AMADO A QUEM MUITO ADMIRO POR TODA A SUA VIDA SEMPRE TER SIDO UM INSISTENTE GUERREIRO EM BUSCA DA PAZ E DO BEM, EM BUSCA DE DEUS!!!!!! SEU FILHO ÉDISON LYNCON.

    ResponderExcluir
  2. MEU QUERIDO PAI DIONÍSIO SGANZERLA TE AMO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir