terça-feira, 6 de março de 2012

PROJETO PIRÃO
Durante minha passagem pela Prefeitura de Erechim (2003/2007) exercendo Cargo de Confiança no governo Antônio Dexheimer, na função de Chefe de Gabinete, conheci mais do que já conhecia, muitas pessoas.
Do rol incontável de criaturas, muita delas ainda guardo na lembrança. Outro dia passando pela Av. Maurício Cardoso aconteceu o reencontro entre eu e essa pessoa que me fez parar, cumprimentou-me, e após saudar-me deu-me uma recordação. Era um CD cujo título intitulava-se “Adoração”.
Contém um hino de louvor de sua autoria.
O cidadão que me abordou é evangélico e negro, homem simples, mas de uma alma e coração cheio de bondade e solidariedade.
Quando o conheci e travei amizade com ele, sempre tive pela sua pessoa a mais alta consideração, pois assim ele também o fazia em relação a mim. Por isso, talvez, a amizade duradoura.
Na época, ele pretendia alcançar uma cadeira na nossa Câmara de Vereadores, filiado que era como até hoje, no Partido Democrático Trabalhista (PDT). Não chegou a se eleger, mas ficou não lembro se na primeira ou segunda suplência, tendo assumido por mais de uma vez a condição de vereador.
Como era meu amigo, mesmo sendo de partido diferente, e vendo nele alguém que pudesse servir mais do que já vinha servindo a sua comunidade simples do Bairro Progresso, procurei ajudá-lo. Preparei-lhe um jornalzinho que tinha por título “TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O SEU CANDIDATO”, 12 páginas.
Para não deixar o leitor mais curioso ainda, vou revelar a sua identidade. Trata-se de Abrão Nunes Martins (Pirão). Ninguém até hoje conseguiu fazer o que ele fez. Idalizou o que se chamou “Projeto Pirão”. Com a ajuda de empresários, Abrão Martins promoveu o Natal dos Pobres no Bairro Progresso, o mais populoso de Erechim e distribuía comida para 400 crianças carentes. O Projeto Pirão chegou a dar 120 mil refeições desde que entrou em atividade no Centro Social Urbano do bairro. Além das crianças dez idosos doentes recebiam um sacolão mensalmente com gêneros básicos para se manter. O cardápio variado era servido com feijão, arroz, polenta, legumes e guisado. O próprio Martins era quem cozinhava com o auxílio de um funcionário cedido pela prefeitura e das crianças mais velhas do projeto.
Nunca havia visto alguém se dedicar em sendo humilde, fazer tanto pelos seus iguais. O falecido e inesquecível Mendes Ribeiro (Pai), deputado federal ao tomar conhecimento do Projto Pirão, enviou ao Martins um cartão em que se lia: “ Aceite minha homenagem e meu abraço amigo”. Anexo, incluiu um xerox do que escrevera em sua coluna em Zero Hora que reproduzo: “Leitoras da Madrugada”. Thomas Browne. “Dentro de mim, há outro homem que está insatisfeito comigo”. Abrão Martins, Erechim. Parabéns, irmão, pelo bonito trabalho que realizas em prol das crianças carentes de tua comunidade”.
O Projeto Pirão durou 15 anos.
Um de seus sonhos que não conseguiu realizar foi o de colocar em uma das praças da cidade o busto da Irmã Consolata, grande benemérita, tendo dedicado sua vida as pessoas humildes. Realizou relevante trabalho de promoção humana, espiritual, social e material.  
Abrão Nunes Martins (Pirão), sinônimo de humanismo, trabalho e perseverança. Foi um privilégio poder lembrá-lo para os mais jovens o quanto você realizou pelos mais pobres e humildes de Erechim .

Nenhum comentário:

Postar um comentário