segunda-feira, 5 de março de 2012

PREFEITOS CORRUPTOS
Existem momentos que temos vergonha de ser brasileiro, tamanha falta de civilidade dos nossos políticos. Confesso que sou mais ligado na Internet do que na Televisão, uma questão de opção, apenas. Mas, domingo resolvi como grande parte da população telespectadora deste país, assistir o programa Fantástico da Rede Globo. Coincidentemente o programa fez uma reportagem em torno das barbaridades que alguns prefeitos do nordeste e sudeste do Brasil fizeram, sem serem punidos, incorrendo no que se chama crime de impropriedade administrativa. Em outras palavras, surrupiaram o dinheiro do povo.
Teve um prefeito que sob a alegação de agradar uma amiga, teria mandado reformar a casa dela. E teve aquele que também mandou pintar a cidade inteira com as cores da sua campanha eleitoral. Até os uniformes eram obrigados a ter a cor laranja usada na campanha. Nem o cemitério ficou de fora. E tudo com dinheiro público. Outro prefeito mandou construir uma pista para aviões em uma propriedade particular. Foram 1.300 metros de comprimento, segundo o Ministério Público, quase o mesmo da pista principal do aeroporto Santos Dumont do Rio de Janeiro, um dos mais importantes do país. Um terceiro prefeito comprou cabeças de gado para sua própria fazenda com dinheiro da prefeitura. E mais ainda, o Ministério Público acusa um prefeito da cidade de Luiz Eduardo Magalhães, de 23 mil habitantes, na época, hoje deputado federal, de comprar gasolina e óleo diesel que daria para dar nove voltas ao redor do planeta. O ex-prefeito fechaou um contrato para pagar 15 mil litros de gasolina e 20 mil litros de óleo diesel em apenas em um mês. O gasto foi considerado exagerado pelo Ministério Público da Bahia que ao fazer as contas constatou o seguinte resultado: com tanto combustível os carros da prefeitura deveriam rodar cerca de 360 mil quilômetros. Esta distância equivale a nove voltas ao redor do planeta, ou uma ida até a lua. O prefeito era Osiel Oliveira, hoje deputado federal. Sem gravar entrevista, expediu uma nota atribuindo ás denúncias a adversários políticos e disse que as despesas da prefeitura foram aprovadas pelo Tribunal de Contas, e que as providências legais para comprovar que não houve dano ao patrimônio Público, já estão sendo tomadas.
Que absurdo!
E o pior de tudo é que, as irregularidades cometidas por prefeitos, segundo um economista baseado em dados obtidos junto a Controladoria Geral da União (CGU), em média, 33% ao longo dos últimos anos nos município brasileiros, independentemente de região ou estado, apresentam algum tipo de irregularidade no uso das verbas repassadas pela União. O Fantástico gravou uma entrevista com o prefeito João Holanda Leite, de Carbolândia, no Tocantins, cidade com pouco mais de 2.300 habitantes, aquele que comprou gado para sua fazenda. Ele chegou a ficar um mês preso e aguarda julgamento em liberdade, fora do cargo. De acordo com a Procuradoria Geral de Justiça, o político usou o dinheiro da prefeitura para aumentar o número de cabeças de gado de sua fazenda. Na resposta a repórter, olha só o que ele disse:
- Às vezes a gente faz as coisas tentando acertar. Se a gente erra, não é que a gente erra porque quer errar. Não, eu não usei o dinheiro. Eu tenho a consciência limpa que eu não fiz isso.
O desvio do prefeito somou R$ 1,086 milhão do município que recebe apenas R$ 3 milhões por ano do Fundo de Participação dos  Municípios.
Ainda segundo a reportagem, dos 139 municípios do Tocantins, 79, portanto mais da metade, têm prefeitos investigados ou processados pela Justiça. A Controladoria Geral da União, afirma que os mecanismos de fiscalização estão sendo reforçados e o seu representante disse ao Fantástico que “lugar de corrupto é na cadeia”. Só que não é fácil a tarefa de colocar os ladrões corruptos na cadeia. Para o Ministro Chefe da CGU a lentidão da Justiça corre á favor do suspeito, e um bom escritório de advocacia não deixa o processo chegar ao fim em menos de 10 ou 20 anos. E os corruptos são os que podem pagar os melhores escritórios de advocacia. Quanta vergonha!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário