sábado, 20 de agosto de 2011

O DIA DO MAÇON
A Maçonaria brasileira comemora hoje, 20, o Dia do Maçon.
Maçon é todo o homem de bons propósitos que desde os tempos imemoriais vem perseguindo incansavelmente a perfeição. Homens preocupados em ser, em transcender, num preito à espiritualidade e a crença no que é bom e justo. Pregam o dever e o trabalho, Dedicam especial atenção à manutenção à família, ao bem estar da sociedade, à defesa da Pátria e o culto ao Grande Arquiteto do Universo, que é Deus.
Porque o dia 20 de agosto é considerado o Dia do Maçom no Brasil?
Em setembro de 1918, o maçon Antenor de Campos Moura, então Venerável da Loja “Fraternidade de Santos”, propunha ao Grande Oriente do Brasil a instituição do “Dia do Maçom”, que seria comemorado não só como um dia de festa, mas também como um dia de beneficência e de caridade.
Na data fixada, as Lojas de todo o Brasil deveriam realizar uma sessão que fosse Econômica, (sessão de rotina) ou Magna de Iniciação, (sessão festiva) ou branca (onde podem tomar parte autoridades e convidados da sociedade}.
Cada Loja que fizesse uma reunião como bem entendesse. Qualquer data poderia ser o “Dia do Maçom”; a data poderia ser aquela em que esse projeto fosse aprovado.
Posteriormente foi fixada a data de 20 de agosto, sendo aceita e comemorada por todos.
A explicação para a determinação do dia 20 de agosto baseou-se na histórica Sessão conjunta das Lojas “Comércio e Artes” e “União e Tranqüilidade”, no Rio de Janeiro, onde Gonçalves Ledo pronunciara um discurso inflamado, fazendo sentir a necessidade de proclamar-se a Independência do Brasil, cuja proposição foi aprovada pelos presentes e registrada em ata no 20º dia do 6º mês maçônico do ano de 5822, interpretado como se fosse o dia 20 de agosto.A
Na realidade, autores referem um erro histórico, dada a utilização equivocada do calendário gregoriano, ao invés do calendário equinocial, utilizado para o registro da sessão, onde o ano se inicia no dia 21 de março, que leva a reunião para o dia 09 de setembro.
O que isso tem haver com a nossa Independência em 7 de setembro?
O 20 de agosto, DIA DO MAÇOM, foi escolhido, porque nessa data, realmente a nação se tornou independente, por força e decisão da maçonaria.
E é uma efeméride nacional consagrada e, como tal, é comemorada com toda pompa, pois a Maçonaria tem muito contribuiu para a efetiva emancipação político-social do Brasil e os Maçons de um modo geral devem reverenciar seus membros responsáveis pelas idéias e as efetivas ações, mas sempre sabedores da verdade histórica.
Esta data consta do art.179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil e do art. 275 do Regulamento, ordenando a comemoração da data no dia 20 de agosto.
Em 20 de agosto de 1822, portanto, foi convocada uma reunião extraordinária do Grande Oriente do Brasil por Joaquim Gonçalves Ledo , em face da ausência de José Bonifácio, Grão-Mestre que se encontrava viajando. Gonçalves Ledo seu substituto hierárquico na maçonaria brasileira, profere um eloqüente discurso, na Loja Arte e Comércio, em 20 de Agosto, onde era 1º Grande Vigilante. Expondo aos maçons presentes à necessidade de ser imediatamente proclamada a Independência do Brasil.
Por causa do discurso proferido, a proposta foi votada e aprovada por todos os presentes.
A cópia da ata dessa reunião foi encaminhada imediatamente a D. Pedro I que se encontrava também viajando e, recebeu tal decisão às margens do riacho do Ipiranga em 7 de setembro, ocasião que o Imperador proclamou a Independência do Brasil por encontrar respaldo e mesmo determinação da maçonaria brasileira.
Grandes brasileiros que foram maçons: D.Pedro I, José Bonifácio, Duque de Caxias, Tiradentes, Visconde Barão do Rio Branco, Marechal Deodoro, Carlos Gomes. No Mundo: Wolfgang Amadeus Mozart, Isac Newton, George Waschigton, Benjamim Franklin, Winston Churchill, Franklin Roosevelt, Harry Truman, Neil Armstrong (astronauta), Henry Ford e Walt Dysney, além de outros.
Grandes feitos da maçonaria: Independência do Btrasil, dos Estados Unidos da América, Revolução Francesa, Revolução Boiliviana, Libertação dos Escravos e Proclamação da Repúbçlica.
Para cada integrante da maçonaria ser Maçon é viver sendo um espelho que reflete virtudes e bondade, um cidadão do mundo. Parabéns aos Maçons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário