terça-feira, 4 de setembro de 2012


ESCOLA DE BELAS ARTES OSVALDO ENGEL

A Escola de Belas Artes Osvaldo Engel comemora a 12 de setembro próximo, 52 anos de criação através de Lei Municipal assinada pelo prefeito da época José Mandelli Filho, sob a inspiração de seu irmão Pedro Paulo Mandelli, seu primeiro diretor. A Escola desde então sempre esteve subordinada a administração direta da Prefeitura Municipal de Erechim. Em 1969 chegou a ser transformada em Autarquia pelo falecido prefeito Irany Jaime Farina que meses depois a extinguiu e propôs que passasse a denominar-se Escola Municipal de Belas Artes Orvaldo Engel, em homenagem ao notável pianista falecido em 1969 de um acidente vascular cerebral.

A nossa Escola de Belas Artes possui matriculados cerca de 700 alunos que aprendem artes visuais, dança, música e teatro. Seu corpo docente conta com 26 professores e cinco funcionários para atender a área administrativa. Entre tantos alunos que passaram pela escola figuram dois excelentes músicos e compositores Gildinho e Chiquito, dos Monarcas e Bordoneio, famosos pelas suas apresentações pelo Brasil e exterior.

Desde a sua mudança para o prédio onde está instalada nunca mais houve investimento do poder público para que pudesse oferecer melhores condições a maior número de estudantes que procuram aquela escola. Várias tentativas foram feitas para que o estabelecimento passasse a ser uma fundação, mas até hoje tudo não passou de apenas intenção. Para conhecer melhor a Escola de Belas Artes Osvaldo Engel e me inteirar dos objetivos propostos que são: estimular estudantes, familiares e a comunidade à vivência da arte como forma de manifestação cultural, auto-realização e o exercício consciente da cidadania, bem como, a importância da arte no processo educativo, a impressão deixou muito a desejar.

Sem exagero, alunos, professores e funcionários se comprimem no prédio. Contei na parte térrea, um hall de recepção, sala da direção e mais três salas para aulas. No andar de cima a área deve ser a mesma. A área utilizável do prédio não tem mais de mil metros quadrados, para atender os 700 alunos sem contar com  as 100 bolsas que são oferecidas às crianças e adolescentes, cujos pais não possuem condições de pagar. É tudo muito apertado e acanhado.

A receita mensal que entra para os cofres do município segundo apurei junto à escola é em torno de R$ 27 mil, quantia esta que daria, para melhorar as condições físicas da escola. Só que o dinheiro entra para o caixa único da Prefeitura e não retorna na mesma proporção para melhorias e outras necessidades da direção, funcionários e alunos.

Nas comemorações dos 52 anos da noss\ Escola de Belas Artes, vale lembrar o seu patrono Osvaldo Engel nascido na próxima cidade de Gertúlio Vargas, em 01/09/1921, filho de Ewaldo e Bertha Engel, tendo como avós paternos, Luiz e Joanna Engel, e avós maternos Ricardo e Emilia Kreishe, como consta em sua certidão de nascimento.

Aos seis anos de idade iniciou seu aprendizado musical ao violino, com o avô Ricardo. O pai era flautista e a mãe (natural da Boêmia, Áustria), pianista. Dona Berta foi sua própria professora de piano.

Sua primeira apresentação musical aos seis anos tocando piano ao lado de seu pai na flauta foi na cidade de Marcelino Ramos e aos oito anos, transferiu-se para Erechim com sua família, aonde veio residir na Rua Pedro Álvares Cabral, hoje Valentim Zambonatto. Na velha casa de madeira sua família dava aulas e no cinema mudo do avô Kreiche faziam a trilha sonora ao vivo.
Sua formação escolar se deu no colégio Marista Nossa Senhora Medianeira e na Escola Episcopal, hoje Instituto Anglicano Barão do Rio Branco. Além de músico, Oswaldo foi funcionário do cartório Mandelli.

Esteve sempre em cartaz, seja frente a seu Jazz Típica Ideal, Quinteto Lírico ou tocando com a Orquestra de Concertos de Erechim.

Aproveitando esta feliz ocasião, parabenizamos a Escola de Belas Artes Osvaldo Engel  pelos seus 52 anos, torcendo para que os nossos políticos olhem com bons olhos os propósitos de sua direção e funcionários que desejam torná-la cada vez mais influente na educação e arte da nossa juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário