sexta-feira, 15 de junho de 2012


ESTÁ FALTANDO COMPETÊNCIA

Depois de algum tempo voltei a me encontrar com um amigo de roda de cafezinho que acabara de retornar de uma das várias viagens que fez aos Estados Unidos. E ele me falou em algumas coisas que me deixaram impressionados. Por exemplo, o preço que se paga aqui de um cafezinho, lá você toma um copo de café com leite e ainda acompanha uma fatia de torta de maçã, pelo mesmo valor. Roupa. Nem comparar a qualidade e muito menos o preço. Uma camisa que aqui você paga mais de R$ 80, lá custa pela metade deste valor. Teve um companheiro seu de viagem que trouxe 50 camisas, uma mais bonita que a outra, sem falar nas calças. Além disso, contou que um peixe salmão, guarnecido com frutas pagou R$ 14, e assim sucessivamente.

Diante deste relato, aguçou-me o interesse em saber mais. Perguntei-lhe, e os imóveis são muito caros?

- Que nada, uma casa como a do... e citou o nome de um político local que aqui pedem R$ 800 mil ou até R$ 1.000 mil, você compra por R$ 400. Estou falando em nossa moeda porque ele mesmo já me deu os valores calculados em reais. Outra coisa, quando você entra em um restaurante e consome algo, o caixa além de registrar o valor real da conta, adiciona mais 8% que é o imposto. Tudo muito fácil e insonegável.

Sinceramente custei acreditar, mas estou vendendo como comprei.

Fiquei imaginando se nos Estados Unidos a vida é assim que droga de economia brasileira onde o trabalhador tem que suar a camisa 150 dias do ano só para pagar impostos?

Diante disso tudo fui achar em uma revista Exame, que ainda guardava, e me surpreendi. O que o meu amigo relatou é  mais ou menos afirmativo. O custo de vida do Brasil supera o dos Estados Unidos, quando medido em dólares, segundo dados do FMI sobre o PIB dos 187 países-membros. Em uma lista do FMI de 150 países em desenvolvimento, o Brasil é praticamente o único cujo custo de vida supera o americano, o que significa dizer que é o mais caro em dólares de todo o mundo emergente.

Quem costuma fazer viagem internacional sabe: de eletroeletrônicos a roupas, é só deixar o Brasil para encontrar preços muito mais baratos no exterior. E a disparidade não se resume a valores praticados pelos mesmas lojas instaladas aqui e em países ricos, como Estados Unidos e Reino Unido.
Na África do Sul, por exemplo, um mesmo tênis Nike encontrado no Brasil por 315 dólares é vendido com um desconto de 44% do lado de lá do globo. A diferença é ainda maior se o produto em questão é o videogame Xbox 360, da Microsoft. Se para os sul-africanos o produto sai por 515 dólares, os consumidores tupiniquins desembolsam mais que o dobro para levá-lo para casa.
Segundo os dados mais atuais da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), se o fluxo de riqueza produzido pelo Brasil fosse dividido entre todos os seus habitantes, cada um ficaria com 10.466 dólares. Enquanto esse valor é de 30.600 dólares nos EUA e 38.637 dólares na Austrália, os moradores da África do Sul praticamente empatariam conosco, com PIB per capita de 10.136 dólares.

(Fonte Revista Exame).

E ainda discutem um possível aumento de impostos para a saúde. Está faltando competência neste governo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário