sexta-feira, 1 de junho de 2012


ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Se aproximam celeremente as eleições municipais, sem que o eleitorado erechinense saiba quem será, ou serão os candidatos de oposição ao prefeito atual Paulo Polis que concorre a reeleição, pelo Partido dos Trabalhadores, mais PMDB/PCdoB e PDT.  Gostaria de, a tempo, alertar sobre os critérios para uma boa votação. Embora não tenha nenhum partido político, sem filiação partidária, portanto, nem faça campanha para partido algum, como modesto formador de opinião devo orientar os leitores sobre a importância de seu voto consciente e correto.
Sem influenciar, não devo ficar à margem na luta pela justiça e contra os maus políticos e a essa síndrome que se abateu em todo o país e por vias de consequência o nosso município, que se chama corrupção, falsidade ideológica, ou o nome que se queira dar.
Infelizmente, a corrupção seja ela eleitoral ou administrativa, ainda é um problema enraizado na mentalidade do nosso povo que devemos combater e fazer alguma coisa para extirpar esse conjunto de sintomas que se apresenta numa doença que tanto malefício traz à sociedade.
Muitos acham natural a troca do voto por algum favor do candidato, e isto não é correto. É preciso instalar uma nova consciência política no eleitor para que a situação mude com o nosso voto. Voto não se vende. Voto não tem preço, tem consequências. Não vote apenas levado pela propaganda, pela maioria, pelas pesquisas, pelo interesse financeiro pessoal ou por pressão. Cada um é responsável pelo seu voto e suas consequências.
Política é uma prudente solicitude pelo bem comum. O cidadão não pode, de maneira nenhuma, abdicar de participar da ‘política’, ou seja, da multíplice e variada ação econômica, social, legislativa, administrativa e cultural, destinada a promover de forma orgânica e institucional o bem comum, dizia João Paulo II, Christifideles laici, 42.
Seu voto para escolher o Prefeito e Vereadores é muito importante. Tão importante que depende de você para que o nosso município seja governado por pessoas que desejam o bem de todos. Escolha candidatos que não trocam seu voto por tijolos, bolsas de alimentos, remédios, promessas ilusórias para melhorar seu bairro.
Vote: Em candidatos que respeitam e valorizam a família. Em candidatos com ficha limpa: não queremos pessoas que pela corrupção aumentem seus bens.
Vote em quem valoriza a educação das crianças, adolescentes e jovens, e o atendimento melhor à saúde. Em quem respeita a vida em todas as idades. Em quem respeita o equilíbrio da natureza - florestas, rios, promove o saneamento básico e a construção de moradia em lugares sem risco. Em quem apresenta projetos práticos por transporte digno para a população. Em quem se compromete com uma organização eficaz para a segurança e paz da sociedade.
Estava lendo uma pesquisa realizada a nível nacional Pelo Instituto Trata Brasil e Ibope para saber as preocupações dos eleitores que votarão este ano no pleito municipal. A saúde apareceu em primeiro lugar.
Nas entrevistas feitas com 1.008 cidadãos em todas as regiões do país, a área da Saúde foi apontada como prioritária para 37%. Na sequência, aparecem a Segurança Pública (16%), Educação (11%), Drogas (9%) e Emprego (4%). Estas serão, portanto, as áreas em que os eleitores mais prestarão atenção nas propostas dos candidatos.
O intuito da pesquisa, encomendada pelo instituto, era averiguar a relação do eleitorado com o saneamento básico e a preocupação dele com o tema. Porém, os temas ligados ao saneamento apareceram apenas em 6º lugar (abastecimento de água, com 3%) e em 9º lugar (esgoto, com 2%).
A pesquisa foi realizada em 26 cidades, com mais de 300 mil habitantes, em todas as regiões, entre os dias 24 e 29 de março deste ano. Reservadas as proporções acho que a pesquisa acima é uma boa indicadora para que os candidatos satisfaçam a maioria da vontade do eleitorado erechinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário