quarta-feira, 13 de junho de 2012


DUAS SENTIDAS PERDAS
O noticiário necrológico deu conta nesta semana dos desaparecimento de duas importantes referências políticas, uma a nível estadual e outra a nível regional. Faleceram depois de longa enfermidade o ex-governador do Estado, Dr. José Augusto Amaral de Souza e o Promotor de Justiça e Ex-Prefeito de Erechim, Dr. Eduardo Pinto.  O primeiro com 82 anos e o segundo com 98.
Nascido em Palmeira das Missões, em 1929, era advogado e exerceu o mandato de governador do estado do Rio Grande do Sul entre 1979 e 1983, dureante o final do regime militar no Brasil. Antes disso elegeu-se vereador em sua cidade natal em 1960 pelo antigo PSD - Partido Social Democrático, sendo este o primeiro cargo público que recebeu.
Em seguida, elegeu-se deputado estadual, eleito, em 3 de outubro de 1962, deputado estadual também pelo PSD, para a 4aª Legislatura da Assembleia Legislativade 1963 a 1967.  Apoiou o Golpe MIlitar de 1964 e ingressou na ARENA quando da implantação do bipartidarismo. Em 1966, elege-se deputado federal pela primeira vez. Em 1975 torna-se vice-governador do Rio Grande do Sul, quando do primeiro governo de Sinval Guazzelli.
Quando do fim do governo Guazzelli, foi indicado governador do Rio Grande do Sul pela ditadura e nomeado pela Assembléia Legislativa. Sua administração começou em 15 de março de 1967 e terminou em 15 de março de 1983. Seu governo foi o último do estado não eleito democraticamente. Entretanto, na eleição de 1982 para governador, elegeu-se Jair Soares, do PSD, sucessor da ARENA.
Foi durante seu goverbo que o sistema de eletrificação rural ganhou  grande impulso no Estado, além de outras importantes obras. Era conterrâneo e grande amigo e compadre do ex-deputado Affonso Tacques que viveu muitos anos entre nós.
E passa ao memorial dos ex-prefeitos já falecidos de nosso município o nome do Dr. Eduardo Pinto, tendo exercido também a promotoria de Justiça local, cujo passamento se deu em Porto Alegre, onde foi sepultado. Ele assumiu o município em 1º de feveereiro de 1964 a 2 de fevereiro de 1969, portanto, no período mais nevrálgico da revolução de 64. Sua principal obra durante o tempo em que foi prefeito foi a construção do viaduto Rubem Berta sobre os trilhos da antiga Rede Ferroviária Federal na Av. Maurício Cardoso.
Aliás, não sei até hoje porque o viaduto recebeu o nome dessa figura que até hoje estou em busca de algum benefício que tenha feito por Erechim. A única lembrança que vem a mente é que foi um empresário, primeiro funcionário da VARIG tornando-se seu presidente cargo que exerceu até sua morte, em um período em que a empresa teve grande expansão.
Outra obra realizada no governo do Dr. Pinto foi a construção das primeiras casas populares, que formou o primeiro núcleo habitacional da cidade na Av. Comandante Kraemer em frente ao Parque Longines Malinówski. Dadaquelas casas de antigamente, hoje não há mais a padronização do projeto original que as tornavam todas iguais, isto é, padronizadas.
O Dr. Eduardo Pinto era da escola política de Gaspar Silveira Martins (PL) tendo sito eleito pela ARENA do Município de Erechim.
Nasceu em Uruguaiana, em 13 de dezembro de 1914. Cursou a Faculdade de Direito da Universidade do Rio Grande do Sul, colando grau em 1946. Ingressou no Ministério Público em 1947, sendo nomeado para a Comarca de Torres, então termo de entrância especial. Atuou também como Promotor de Justiça nas Comarcas de Soledade, Erechim e Porto Alegre. Em 08 de junho de 1973, foi nomeado, pelo período de 2 anos, suplente no Conselho Penitenciário do Estado. Foi Procurador-Geral durante o período de 13 de setembro de 1974 a 29 de abril de 1975. Aposentou-se do Ministério Público em 16 de junho daquele ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário