quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FALSIDADE E HIPOCRISIA
Uma das coisas que mais detesto na vida é a falsidade.
E como há pessoas hipócritas e falsas que nos rodeiam!
Falsidade é a característica do que não é verdadeiro.
De fato, o ser humano muitas vezes se sente, na nossa sociedade, quase obrigada a ser falso. A mentira, o engodo, o engano, a falsa aparência, a esnobação e a desfaçatez são gêneros de primeira necessidade nos relacionamentos entre as pessoas. O orgulho e a busca de reconhecimento trazem consigo a necessidade quase inadiável de aparentar algo que não se é.
A falsidade em sua concepção traz à pessoa certos proveitos, como, por exemplo, omitir sua condição, mostrar-se de maneira diferente para levar vantagens, obter lucros, ascensão social, desmoralizar outras pessoas, entre outros.
Essa parece ser a ética do mundo. Rui Barbosa o grande jurista brasileiro, afirmou certa vez, dentre outras coisas, que de tanto ver triunfar a mentira e a falsidade, tinha até vergonha de ser honesto.
Não faz muitos dias uma grande mentira foi aplicada à população e passou como sendo verdadeira.
É fácil tornar um relato mais interessante acrescentando a ele alguns detalhes, como também é fácil fraudar uma história quando lhe dispensamos uma omissão ou ação. É simples deduzir que não existe o que se pode chamar de “falsidade particular”, ou seja, uma informação fora do verdadeiro não prejudica somente a pessoa que a pratica. Ou não?
Alguma Frases famosas sobre a falsidade:

- “Enquanto tenta sair da lama ninguém o conhece, mas se sai, chegam os amigos que dizem o conhecer”.

- Você conhece seus amigos quando se envolve em um escândalo. (Elizabeth Taylor).

- Aquele que fala contigo dos defeitos dos outros, com os outros fala dos teus.

- O indivíduo que concorda com tudo o que você diz ou é um imbecil ou está se preparando para te passar a perna.

- Quem ama não mente e que mente não ama.

Sobre a hipocrisia:

- É mais fácil separar a água do vinho que a hipocrisia da verdade no julgamento das ações humanas.

Esta é de Schopenhauer: "O que é a modéstia senão uma humildade hipócrita pela qual um homem pede perdão por ter as qualidades e os méritos que os outros não têm!"

- Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecer o que não são. (Wilian Shakespeare).

- De Jules Renard: “É uma hipocrisia esforçarmo-nos para ser bons; temos de nascer bom ou então não vale a pena metermo-nos nisso”.

O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, por exemplo, não sei se foi hipócrita ou falso quando veio a público pedir desculpas a presidenta Dilma. Na Câmara dos Deputados ao prestar esclarecimentos sobre as acusações de irregularidades no Ministério do Trabalho, a certo ponto disse: “Peço desculpas públicas porque eu tenho humildade suficiente prá isso. Como eu vou desafiar a presidenta Dilma? A presidenta Dilma eu a conheço há 30 anos. Presidenta Dilma, desculpas se eu fui agressivo, não foi minha intenção, EU TE AMO.”
Bota hipocrisia nisso!
E assim é a maioria das pessoas: falsas e hipócritas!
Outro exemplo de falsidade e hipocrisia: a atuação da quase totalidade dos nossos políticos. Além de faltarem com a verdade para com a sociedade não cumprem com as promessas, só olham para os seus interesses; os projetos que podem mudar o curso da vida brasileira para melhor não são aprovados, e há, ainda, os que aplaudem e votam nessa gente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário