quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

LEMBRAÇAS DO PASSADO
Juarez Miguel Illa Font, um cruzaltense que passou por aqui, deixou para a posteridade uma obra que deveria ser lida pela nossa mocidade. É rica em detalhes impressionantes da história de Erechim que já beira a comemoração do seu cinqüentenário.
Recolhi de seu livro “Serra do Erechim – Tempos Heróicos” algumas lembranças fantásticas.
Por exemplo, a 27 de outubro de 1939 o sub-prefeito João Pereira transmite o cargo de prefeito ao Dr. Jerônimo Teixeira de Oliveira. Três meses após, o novo administrador cria o distrito de Cotegipe, ex-Floresta, sendo nomeado sub-prefeito, Ártico Fae, juiz distrital Laurindo Meneghel, primeiro suplente Antônio Ducatto Neto e escrivão Arnaldo Carlos Porto.
Mais adiante Illa Fonte revela um pouco da história do Clube do Comécio, fundado em 18 de março de 1935, em memorável reunião realizada na Sociedade “Carlo Del Prete”. Entre vários assuntos trata da construção de sua sede própria. O prédio de dona Elisa Vacchi na Av. Maurício Cardoso sofre reforma e adaptação e a 12 de outubro é festivamente inaugurado.
A 1º. de julho de 1937 o presidente Amarante Rosa celebra contrato de compra e venda com César Sciullo, relativo a um terreno de 33m de frente por 60m de fundos, situado na esquina da Av.Maurício Cardoso com a Nelson Ehlers, pelo preço de 50 contos de réis. No ato da transação Sciullo promete o empréstimo ao Clube, da importância de 100 contos de réis, pelo prazo de 15 anos com amortizações anuais. O custo do prédio foi orçado em 140 contos de réis. Depois de lavrada a escritura pública do terreno foi aberta concorrência pública para a execução das obras da nova sede, tendo vencido o construtor José Zanin. A 20 de agosto de 1938 foi lançada a pedra fundamental. A inauguração do prédio foi feita em grande solenidade no dia 16 de fevereiro de 1939 contando no seu quadro social com 450 sócios.
Em 1940 um grupo, tendo à frente o Dr. Hiran Amado Sampaio constrói, e faz-lhe a doação de uma “pelouse” (quadra de tênis gramada) para cuja direção, são designados os associados Dr. Ângelo Calefffi, José Mandelli Filho e Mario Corradi. O prédio, anos depois, foi destruído por um incêndio sendo reconstruído e é o que todos conhecem hoje.
Amanhã, dia 21 de dezembro comemora-se o 71º. aniversário de fundação do Clube dos Advogados de Erechim. Sua primeira diretoria era formada pelo Dr. João Caruso, vices Alcebíades da Cunha Cabral e Paulo Emílio Nunes Goulart Garcia, Secretários Henrique Pagnoncelli e Telêmaco Caleffi. Como fundadores figuram os nomes de Hiram Amado Sampaio, Ferraro Marcelli, Domingos Pesavento e Eurico Godoy Ilha que propõe para patronos da entidade os juristas Eduardo Spínola, Henry Torrés, Homero Baptista Martins e Alberto Pasqualini. Na oportunidade são saudados os novos bacharéis Ruy C. Villasboas, Angelito Aiquel e Wilson Watson Weber.
Encontrei ainda no livro de Juarez Miguel Illa Fonte um apontamento que lembra reunião a 19 de fevereiro de 1949 no Clube do Comércio, com as presenças do prefeito Jerônimo Teixeira de Oliveira, juiz Júlio Costamilan Rosa, Ciro Miranda e Silva, Tenente Newton Abreu, José Maria de Amorim, Américo Godoy Ilha, João Caruso, Manoel Carmona Gallego, Domingos Pesavento, Alberto Visintainer, Dr. Raymundo Fiorello Zanin, Eurico Godoy Ilha, Alcebíades da Cunha Cabral, Nilo Amorin, Alan Kardec Sampaio, Modesto Rigoni, Araclides Holleben, José Portuguez, Epaminondas Grecca, Ernesto Chiesa, Hugo Gruber, João Sartori, João Castro Moreira, Aristeu Veiga, Arthur Ávila, Renato caron, JúlioCaccia e Dante Martelli. Sabe qual a finalidade da reunião? Discutir a fundação do nosso Aero Clube.
Uma diretoria provisória é formada pelos Dr. Ciro Miranda e Silva, José  Maria de Amorim, Alcebíades da Cunha Cabral, Modesto Rigoni e João Carlos Moreira, isto é, presidente, vice, secretários e tesoureiro.
E para encerrar estas reminiscências do passado de Erechim extraídas do livro de Juarez Miguel Illa Fonte, no mesmo ano de 1940 a 26 de outubro, o surgimento do Hospital Santa Terezinha (40 quartos, maternidade e capela). O discurso oficial de inauguração foi feito pelo advogado Dr. Eurico Godoy Ilha. O corpo médico era composto pelos Drs. Ângelo Luiz Caleffi, Alberto Visintainer e Fausto Brasil. Como administrador Arcângelo Lo Bosco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário