quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

BALANÇO 2011
Dezembro é tempo de reflexão. Já notaram que é assim que começa toda crônica de fim de ano? Pois, vou começar assim também, se todo mundo inicia desse jeito, não há razão de não imitar. Até porque, realmente, poucas coisas mudaram, então não faz sentido que eu mude o começo da crônica de final de ano. Para início do balanço de 2011, diria que os corruptos ficaram mais corruptos, a violência ficou mais violenta (perdoem a redundância); os políticos mais velhacos, ambiciosos e incompetentes, só promessas, e os aposentados da Previdência mais pobres.
A maioria das empresas e pessoas físicas faz nesta época o seu balanço para saber se houve lucro ou prejuízo. Nós, pessoas físicas, verificamos se conquistamos mais amigos, ou perdemos outros; se sobrou alguma coisa material, ou se ficamos devendo. No meu caso depois de uma ausência de 16 anos, ao retornar revi muitos amigos e surpreendi-me com o crescimento da cidade. Mas, também senti a perda de algumas amizades. O médico que me operou e cuidava da minha saúde; o protético que confeccionou minha ponte móvel; o advogado amigo, irmão e conselheiro; o companheiro de rádio; o agente concessionário onde comprava meus automóveis foram às perdas maiores. Esta é a pior lembrança.
Estou escrevendo a crônica de número 157 no nosso “Bom Dia” em 2011.  Ao longo deste período critiquei, elogiei, opinei, contei histórias que as gerações mais novas não conheciam, escrevi de tudo um pouco. Agradei muitos, desagradei outros tantos. E os que não gostam de mim foram até tolerantes.
Não sei o que me reserva 2012, por isto a expectativa pela sua chegada é grande. Dezembro, portanto, é tempo de (re)fazer promessas, traçar metas, pensar em realizações. Pensando bem, algumas coisas me marcaram profundamente, embora não sejam feitos dignos de um Nobel, foram realizações simples que impregnaram em mim como uma tatuagem que eu carregarei para a vida toda (já escrevi coisas melhores e menos piegas), e essas lembranças-tatuagens pode vir a ser um dos livros dos quais eu li, um filme que passou, um disco que ouvi, enfim, algo que significou pra mim neste ano, e que no futuro quero me lembrar de ter vivido... Quero lembrar, porque lembrando essas coisas vão permanecer vivas. Deixando o ano velho de lado e partindo para o ano novo, primeiro confesso que estou com medo que ele nem chegue, pois circula novamente por aí uma profecia que em 2012 se dará o fim do mundo. De novo. Eu não acredito nesse negocio de profecia, embora reconheça que literalmente para muito trabalhador e aposentado da Previdência o fim do mês, já é uma espécie de fim do mundo. Segundo, levando em conta a situação em que se encontra o planeta, sei não? Fico com um pé atrás... Poxa, será que tudo vai para o beleléu sem que eu tenha publicado um livro? Plantado uma árvore? E que adiantaria ter feito tudo isso, se o mundo acabasse? É melhor não pensar nisso. Só que o mundo não vai acabar pelo menos espero que não (o Armagedon não sai da minha cabeça). Gostaria de encerrar essa crônica de 2011 dizendo como Ana Carolina: “Ao iniciarmos 2012, todo brasileiro, que estivesse plugado deveria ter essa consciência e mostrar a sua força, para acabar de vez com a corrupção neste país maravilhoso.
Mas, acabar em todos os sentidos. Tolerância ZERO. Aquele que compra produto pirateado, contrabandeado, por saber ser mais barato que em uma loja, e querer levar vantagem, deve colocar um ponto final nessa transação.
Vamos respeitar um ao outro.
Vamos pedir desculpas,
Vamos pedir, por favor.
Vamos colocar o lixo no lixo.
Vamos respeitar nossos rios, lagos, lagoas e praias
Enfim, vamos mudar nossas atitudes.
Vamos votar em gente honesta!!! Chega de corruptos.
Muitos não fazem promessa de ano novo: emagrecer, deixar de fumar, etc. e tal? Pois, vamos mudar a nossa promessa de Ano Novo ao nosso país que é tão belo e maravilhoso e precisa de uma atitude nossa. Vamos colocar corruptos e corruptores no seu lugar, isto é, na CADEIA. E, se você quer acrescentar mais alguma coisa boa nesta lista de bons propósitos para 2012, lhe dou toda a permissão possível. Aliás, você DEVE aperfeiçoar este desabafo que foi feito de inopino. Mas, faça circular a mensagem. Um abraço e bom ANO NOVO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário