sábado, 25 de janeiro de 2014

A CACHORRADA TOMOU CONTA DA CIDADE


As redes sociais estão publicando diariamente apelos á prefeitura, mais especificamente a Secretaria Municipal do Meio Ambiente advertindo para um sério problema, que a medida em que passam os dias se agrava ainda mais. São os cães que sofrem maus tratos e abandonados a sua própria sorte pela cidade. Ainda não sei como a Ouvidoria da Prefeitura, que foi criada para auxiliar o Executivo,  a ouvir as queixas e elogios da população, ainda não detectou a inconformidade de inúmeras pessoas que vem se queixando através da Internet pela falta iminente de providências ao grave e lamentável problema.  Quando as vozes da população se levantam para protestar e não há uma reação, por exemplo, da Secretaria do Meio Ambiente é porque se faz de surda ou - como se diz na gíria - se faz de leitão para mamar deitado. Desculpa a comparação, mas é a impressão que fica.
Para conhecimento do prefeito e do secretário do Meio Ambiente, transcrevo algumas das manifestaçõe no Fecebook. Tudo começou por causa de uma raposa e acabou o assunto nos cachorros de rua. Dizem os Internautas: Ligou agora aqui para o Jornal um senhor que capturou uma raposa viva e não sabe o que fazer com ela, pois todos os órgãos ambientais disseram que não têm responsabilidade sobre o destino do animal, nem mesmo a Polícia Ambiental.  Ai, como me propus a dar um retorno, e como ele não tem condições de procurar a mata, sugeri que vá na frente de sua casa soltar a raposa na rua. Resta-me então entrar em contato com o Ministério Público para que me informe a quem este morador de Erechim deve recorrer? Segundo o MP, o morador, pela voz um idoso, terá que levar o animal a seu habitat, sob pena de ser punido pela Polícia Ambiental se flagrado prendendo a dita cuja, ou seja, sem comentários.

Outro: "Atenção autoridades de Erechim! vereadores, secretários, cada dia tem mais cães abandonados em nossa cidade, isso é vergonhoso. Por que não ter um canil municipal, onde todas as ONGs pudessem trabalhar?  Só quem está recolhendo cães é a Mania Cães, que não tem mais condições, por falta de melhores instalações. Com a ajuda de várias pessoas e empresas  está realizando obras. E o município o que está fazendo? Por favor alguma autoridade entre em contato, conosco, afinal são dos nossos bolsos que saem os salários de vocês?"

Teve outro que assim se manifestou: "Ao que sei a prefeitura mantém uma funcionária de carreira para cuidar de um "canil" improvisado. Só que a responsável nunca está no local, não atende telefone e parece não ser a mais indicada para gerenciar esse tipo de atividade." Têm várias ONGs na cidade que voluntariamente realizam um bom trabalho, sem ganhar nada do município para cuidar dos cães abandonados e vítimas de maus tratos. Com uma pequena ajuda da prefeitura, essas ONGs cuidariam com mais competência e interesse, do que o Município manter um funcionário (certamente em desvio de função) para cuidar de cachorros".

Um outro contou a resumida história: "Aconteceu comigo esses dias com um lagarto. A Secretaria do Meio Ambiente e a Patran servem pra que mesmo? Chamei os bombeiros que prontamente atenderam meu pedido. Será que os órgãos ambientais não podem se deslocar até a casa desse morador para auxiliá-lo? Pra que existem estes órgãos ?  Agora corta uma árvore dentro do teu terreno ou deixa o mato crescer pra ti ver, vão em bando te multar." E tem o relato sobre os morcegos: "Aconteceu comigo. Apareceram morcegos no forro do telhado da minha casa. São venenosos à saúde. Mas a lei diz que tenho que deixa-los. Afugentar? Eles voltam. Matar? Dá cadeia.E agora, morro ou  mantenho os morcegos?" Teve um internauta que encontrou a melhor solução para o caso da raposa: " É fácil de resolver. Liga para qualquer órgão, e diz (mentira claro), que matou o bicho. Em 5 minutos aparece o responsável, a polícia, para prendê-lo e toda a imprensa, além dos defensores dos animais etc etc etc". Precisou acontecer tudo isso, para ao final a Secretaria do Meio Ambiente explicar que entrou em contato com o cidadão da raposa, dizendo que houve um mal entendido, e informou que faz sim o recolhimento de animais silvestres, e que já providenciou no recolhimento da raposa, transferindo-a para o mato. Pelo visto o prefeito está no mato sem cachorro com tanta reclamação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário