terça-feira, 11 de junho de 2013



COMPRAS PELA INTERNET
O que vem dando de problemas as compras pela Internet é brincadeira. Já virou sinônimo de estelionato virtual. Tem sites que para ludibriar os incautos fazem ofertas mirabolantes que não deixam a gente pensar duas vezes. E na ânsia de ganhar, os clientes caem no canto da sereia e se lascam. Eu estava ouvindo e assistindo pela televisão a reclamação de um cidadão que comprou em dezembro do ano passado um tablet e um aparelho celular por pouco mais de R$ 300, para receber em dez dias, e já se passaram 120 dias e nada das mercadorias. Já reclamou, e a conversa é sempre a mesma: "dentro de dez dias, vamos lhe enviar o pedido". Só que não mandam.
Agora, por favor, o consumidor também poderia desconfiar. Se estão oferecendo um tablet e um celular por R$ 350 - das duas, uma, a mercadoria é roubada ou de péssima qualidade.
De acordo com o Código do Consumidor isto é crime. Além da propaganda enganosa não entrega a mercadoria que foi paga.
É preciso ter cuidado quando se compra pela Internet. Há empresas que são sérias, mas há, também, as que se especializaram em dar golpes enganando as pessoas. Sempre que você for fazer uma compra através de site, verifique se na página consta o endereço, CNPJ etc.
Nesse programa, o apresentador ligou para o superintendente da loja e mesmo sob ameaça de acionar a Polícia e a Justiça, nem assim conseguiu o endereço da empresa.
Neste país onde existem mais de 500 patacas na Câmara dos Deputados será que não tem nenhum que possa redigir uma Lei que em casos semelhantes o estabelecimento seja fechado e proibido de comercializar?
Outro problema que vem acontecendo é quando o sujeito paga conta de luz, água, telefone etc. em Lotéricas. Outro dia uma casa dessas recebeu uma conta de água, e após passado mais de um mês, a companhia cortou o fornecimento por falta de pagamento. Foram verificar, o código de barras era de uma empresa do Pará e para lá foi o dinheiro. O consumidor não se deu conta, pagou, e ainda foi prejudicado. Só depois de muito vai e vem, o problema pode ser resolvido.
Sempre que você for pagar qualquer débito, seja em banco, lotérica, Caixa Econômica ou mesmo estabelecimento comercial, é preciso verificar se o pagamento foi efetivamente registrado de acordo com o valor, data, isto é, conferir para não entrar em fria.

A fraude das Carteiras de Habilitação
Outra vez o Detran vê-se envolvido com fraudes de  servidores inescrupulosos, suspeitos de participarem de esquema de corrupção na emissão de carteiras de motorista.
Entre os servidores públicos estão sendo investigados o chefe de Divisão de Exames Teórico e Prático (Divex) do Detran, Carlos Augusto Grendene Langone, e Vanessa Gentil Zerbinatti Vitoria, que é coordenadora da Coordenadoria de Apoio Operacional da Divex.
Ambos são suspeitos de atuar na manutenção da chamada "rota" de examinadores, ou seja, manter sempre as mesmas pessoas fazendo testes junto aos mesmos Centros de Formação de Condutores (CFCs), o que, na avaliação da polícia, facilitaria o funcionamento do suposto esquema criminoso de pagamento de propina em troca da aprovação em exames.
A polícia apurou que Augusto Langone é quem dava orientação para que fossem reduzidas as reprovações. Em uma palestra para examinadores, também teria sugerido a redução dos tempos de percurso da prova prática e de teste de baliza. Ainda há suspeita de que ele teria passado a investigados informações sobre a apuração que vinha sendo feita. Em diálogos gravados com autorização judicial, a polícia detectou o receio de investigados em conversar. Cerca de 480 policiais civis e 120 viaturas da Polícia Civil cumprem 65 ordens de busca e apreensão e para conduzir 28 investigados e testemunhas para prestarem depoimentos. Mandados são cumpridos na sede do Detran e em CFCs de 24 cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário