segunda-feira, 18 de março de 2013



MISERICÓRDIA, FÉ E SOLIDARIEDADE
A Igreja Católica comemora a Quaresma e logo entraremos na Semana Santa que termina com a festa da Páscoa, no próximo domingo. Este ano há muitos motivos para esta celebração ser mais cheia de entusiasmo e oração, independentemente dos ritos especiais que são próprios da época, relembrando todo o martírio e sofrimento de Jesus que morreu na cruz para a salvação da humanidade.
No evangelho do domingo passado, em todas as missas, recordou-se a passagem de Jesus no Templo quando ensinava e apareceram os fariseus para dizer-lhe que havia sido flagrada em adultério uma mulher, e que pela lei de Moisés ela deveria ser apedrejada até a morte. E perguntaram a Jesus: o que dizes tu?
A pergunta era provocativa para saber por onde Jesus iria sair. Num primeiro momento continuou escrevendo no chão. Ao ser novamente  incitado respondeu:
- Se dentre vós existe alguém sem pecado que atire a primeira pedra.
E diante da resposta, um a um foram saindo da sala, permanecendo apenas a mulher pecadora. Jesus olhando pra ela disse disse: "vá e não peques mais".
Essa atitude do Senhor serve para todos nós refletir que não devemos julgar para não ser julgados; que não devemos acusar e colocar nosso próximo a execração popular, mas exaltar apenas as coisas boas, os acontecimentos que fazem o bem da comunidade e perdoar como Ele mesmo perdoou.
Você que se sente caído, sem estímulo, levanta-te. Não tenha medo. Não fique parado. Parar é andar para trás, persista, tenha fé. Além disso seja solidário e não tenha receio de ajudar a quem precisa.
Esta é uma semana que nos induz a tudo isso. É tempo de refletir, de dizer a Deus:
- Senhor eu preciso de ti. Abro a porta da minha vida e recebo-te com o meu salvador e Senhor. Toma conta da minha vida. Agradeço-te porque perdoas os meus pecados e aceitas-me como sou. Desejo estar dentro do teu propósito para a minha vida.
Coincidentemente na primeira aparição da janela do apartamento no Vaticano, o papa Francisco rompeu uma tradição ao chamar a atenção para o poder de Deus para perdoar, em vez de ler um discurso com temas políticos e internacionais, como outros pontífices fizeram na mesma ocasião. Falando apenas em italiano, muito simpático e bem humorado, o novo papa encantou uma multidão de mais de 150 mil pessoas que estavam na Praça de São Pedro, que retribuiu com risos e aplausos em vários momentos.
No primeiro Ângelus do seu pontificado O papa destacou a importância da misericórdia. "Temos que aprender a ser misericordiosos com todos", disse. Ele pediu que as pessoas não sejam tão rápidas em condenar as falhas dos outros.
"Eu acho que, às vezes, somos como essas pessoas que por um lado querem ouvir Jesus, mas, por outro, gostam de jogar a pedra e condenar os outros. A mensagem de Jesus é esta: "misericórdia", disse ele.
A posse do papa Francisco já aconteceu nesta terça-feira, com a  missa de seu pontificado no  dia de São José, padroeiro da Igreja,  ás 5,30h (hora de Brasília), com a presença de chefes de Estado.
A presidente da República Dilma Rousseff está  na Itália e participou da missa desta manhã.
Segundo assessores da Presidência da República, ela também terá uma breve reunião com o papa em seguida, quando os dois devem conversar sobre a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em julho, no Rio de Janeiro. Francisco já confirmou presença no encontro e o Vaticano informou que o papa fala português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário