quarta-feira, 13 de março de 2013


FRANCISCO O PAPA

Eram 15,06h no Brasil e a fumaça branca  invadiu a lendária Capela Sistina e os sinos tocaram.

Uma verdadeira multidão sob a chuva e o frio testemunharam o fato.

Uma hora depois do dia 13, do mês 3 de 2013 e o mundo conheceu o novo papa, cardeal jesuíta, Jeorge Mário Bergoglio, da Argentina que escolheu como nome designativo, Francisco.

Na história da Igreja é o primeiro papa Sul-Americano.

O cardeal arcebispo de Buenos Aires de 76 anos, foi anunciado como novo papa pelo cardeal diácono  Jean-Louis Tauran, que proclamou a famosa fórmula do Habemus Papam, no balcão Central da Basílica de São Pedro.  Ele se apresentou ao mundo, às 16h22 e convidou todo o povo para rezar em intenção ao Papa Emérito, Bento 16.

O novo pontífice é argentino, nasceu em 17 de dezembro de 1936. 

Em seguida do anúncio do nome do novo papa me dei conta de que ele tem o mesmo nome que o meu e praticamente a mesma idade, apenas eu sou de junho e ele de dezembro, portanto sou mais velho que ele seis meses.

Como milhões de pessoas também fiquei surpreso com a escolha. Imaginava que seria um europeu, um italiano. Francisco estudou e se diplomou como técnico químico, mas ao decidir-se pelo sacerdócio ingressou no seminário de Villa Devoto. Em 11 de março de 1958 passou ao noviciado da Companhia de Jesus. Sua biografia é muito rica de realizações e promoções.

Agora á noite uma agência de notícias liga ao Vaticano esclareceu que o nome do papa é somente Francisco.

Hospitalidade, amor e fraternidade, este seria o lema do novo pontífice, é um nome de muita responsabilidade, dizem os teólogos da Igreja. O papa Francisco terá um pontificado muita sobriedade, concluem. A missa de entronização do papa Franccisco será na terça-feira que vem as 9,30hs, horário brasileiro com a presença de autoridades de todo o mundo.

Trechos do discurso do papa Francisco:

"Vocês sabem que o dever do conclave era dar um bispo à Roma e parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase no fim do mundo. Aqui estamos. Agradeço pela acolhida à comunidade de Roma. Obrigado.

E, antes de mais nada, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito, Bento XVI. Oremos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe.

E agora vamos iniciar este caminho juntos, bispo e povo, esse caminho da igreja de Roma, um caminho de fraternidade, de amor, de confiança mútua entre nós.

Vamos rezar pelo mundo todo, para que haja uma grande fraternidade.

Vamos fazer silêncio para fazer esta oração de vocês por mim."

Como o novo papa adotou o nome do grande santo São Francisco, nada mais oportuno para recordar a oração que ele mesmo fez:

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se nasce para a vida eterna...

Nenhum comentário:

Postar um comentário