domingo, 30 de outubro de 2011

O CÂNCER DE LULA
A notícia veiculada no fim de semana de que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva tem câncer, pegou de surpresa à Nação. As notícias do sábado diziam que Lula realizou exames no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi diagnosticado câncer localizado na laringe. Depois de passar algumas horas no hospital, foi liberado e voltou para sua residência. Ontem retornou e iniciou o tratamento com quimioterapia. O médico do ex-presidente diagnosticou como sendo tumor de laringe. Nas redes sociais, centenas de pessoas estão mandando mensagens de apoio ao ex-presidente.
Lula completou 66 anos na quinta-feira, dia 27 de outubro e se queixava de dor na garganta.
O médico que cuida de Lula, Paulo Hoff, diretor do Centro de Oncologia do Sírio-Libanês, disse que o ex-presidente, "como qualquer pessoa que teve diagnóstico de câncer, está apreensivo, mas está bem".
Ele informou ainda que Lula esteve no hospital para exames porque estava muito rouco, com dores na garganta e decidiu investigar o motivo. "É um tumor localizado. Ele não se espalhou pelo pescoço nem pelos vasos linfáticos. Agora fará quimioterapia e radioterapia", completou o médico. O tratamento começará nesta segunda-feria.
De acordo com os especialistas o câncer de laringe está altamente associado ao fumo e ao consumo de álcool. Se descobertos em estágio inicial, 90% dos casos são curáveis. Se o câncer se espalhou para as áreas ao redor da laringe (gânglios linfáticos e pescoço) as chances de cura ficam entre 50% e 60%. Os tratamentos incluem cirurgia para remoção do tumor, radioterapia e quimioterapia.
Dependendo da gravidade do tumor, o tratamento aplicado pode afetar a fala, a alimentação e até a respiração. Por isso, muitos pacientes frequentemente necessitam fazer reabilitação após a eliminação do tumor.
A maioria dos cânceres de garganta se desenvolve em adultos com mais de 50 anos. Homens são dez vezes mais propensos a ter a doença do que as mulheres.
A equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada pelos doutores Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto e o hospital é o mesmo no qual o ex-vice-presidente José Alencar  e a presidenta Dilma Rousseff foram tratados.

A BRIGA DOS FILHOS DE FRANCISCO

O fim de semana foi só de notícias ruins. No meio artístico repercutiu intensamente na mídia a briga dos irmãos Zezé e Luciano di Camargo. O fato ocorreu antes de uma apresentação na sexta-feira em Curitiba. Segundo a imprensa houve uma discussão no camarim antes do show, que segundo Zezé “foi uma discussão normal. Luciano resolveu ir para o hotel e quando voltou ao show disse que iria parar. Após começaram os desmentidos e Zezé afirmou que a dupla continua. "Vamos cantar juntos até ficarmos velhinhos. Nem que uma enfermeira tenha que segurar o soro para nós", falou Zezé. A famosa dupla não faz muito, comemorou 20 anos de carreira.
Após a confusão da sexta-feira, Luciano foi internado na UTI com problemas decorrentes do uso de diuréticos.  Luciano sofreu uma redução do nível de potássio no sangue conhecida como hipocalemia aguda, causada por diuréticos que o cantor usa para controlar o inchaço nos braços e nas pernas. De acordo com os médicos as alterações do potássio no organismo podem levar à parada cardíaca e consequentemente à morte.
O pai da dupla, Sr. Francisco, sábado mesmo colocou um fim às especulações sobre o futuro da dupla sertaneja. Na companhia de sua mulher e mãe dos cantores, Dona Helena, depois de visitar o filho no hospital, em Curitiba, afirmou a imprensa sem rodeios que os filhos não irão se separar.
“Não tem fim a dupla, enquanto eles estiverem vivos, não tem fim”, disse o pai da dupla. Luciano deixou o hospital neste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário