terça-feira, 18 de outubro de 2011

TRÂNSITO
Entre vários telefonemas, e-mails e manifestações pessoais que recebo quero destacar a carta que me envia um amigo de infância, hoje advogado bem sucedido e aposentado, sobre o que escrevo, e me faz sugestões.
“Erechim, 04 de outubro de 2011.
Além de ser seu amigo e colega de infância, sou leitor das suas belíssimas crônicas, no jornal “Bom Dia” do qual sou assinante.
Tomo a liberdade de lhe passar minha observação do trânsito de automóveis e motos, que na hora já quase escura(o) transitam de luzes apagadas e mesmo os faróis. Tal procedimento de parte de alguns motoristas (?), podem causar atropelamentos e/ou abalroamentos, ainda mais no horário das 18 horas aonde o trânsito é intenso. Quanto às motos, sem comentários! Excesso de velocidade, passagens em sinais “vermelhos”. Infelizmente, tenho lido no nosso “Bom Dia”, quase que diariamente, o registro de acidentes de trânsito com vítimas fatais e grandes prejuízos financeiros além, é claro, inúmeros feridos que são internados no Hospital Santa Terezinha e Caridade.
Esperamos que o “Departamento de Trânsito” e mesmo a B.Militar possam, ao menos, nos horários de pique estarem presentes para segurarem os “Felipe Massa, Fitipaldi e outros ases do volante”.
E.T. - Também em dias de chuva uma grande maioria de condutores não ligam as luzes (baixa), ou lanternas, conforme prevê o Código de Trânsito. 90% dos acidentes são por falha humana, 4% por falhas mecânicas e 6% pelas más condições das vias. Estes dados são uma realidade no nosso trânsito. Precisamos humanizar o trânsito, requerer mudanças de comportamento, antes que seja tarde demais.
Com meu abraço.
Renato Coradi”

O Dr. Renato tem razão. Eu também já percebi essa falta de cuidado de motoristas e motoqueiros. É tudo uma questão de educação e cuidado. É comum nas estradas observarmos – por exemplo – a despreocupação de alguns motoristas, no entardecer (lusco-fusco como é também conhecido) não ligarem as lanternas sinalizadoras. Essa “preguiça”, ou a despreocupação em não ligar as lanternas contribuem par outro motorista distraído não perceber que em sentido contrário trafega um caminhão, um automóvel ou uma moto. Outra falta de cuidado que vê todos os dias no trânsito urbano é relacionado com o pisca-pisca. Há os que ao dobrar para a esquerda, ou para a direita procedem corretamente. Mas, e os que se esquecem de acionar o dispositivo? E aqueles que mesmo após mudar de direção à esquerda, ou à direita mantém o pisca-pisca ligado? Tudo está relacionado à falta de educação e atenção quando se está dirigindo. Já que o amigo missivista abordou o tema trânsito, gostaria de perguntar a você leitor: Em, um acidente de trânsito, o que fazer?     
Primeiro: os envolvidos devem agir com calma. É necessário ligar para o SAMU, Corpo de Bombeiros e para a Polícia Militar nas ocorrências quando houver vítimas. E nos casos de acidentes em que ninguém se machuca? Os carros podem ser removidos da via para um lugar mais seguro e que não prejudique o trânsito. Vale lembrar que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatória a retirada imediata dos veículos envolvidos da via. Essa medida visa desobstruir a via e permitir a fluidez normal do tráfego de veículos, evitando congestionamentos desnecessários. Cabe ressaltar que em caso de acidentes com danos ao patrimônio público, mesmo que não haja vítimas, os veículos não podem ser retirados do local do acidentes até que a perícia chegue. E quando há vítimas? Pode-se retirar o veículo do local? Apenas os agentes de trânsito e a Polícia Militar podem retirar o veículo do local, quando houver vítimas. E se o veículo não estiver em condições de locomoção? Nessa hipótese, o condutor deverá providenciar imediatamente a sinalização de segurança para evitar novos acidentes.
É importante lembrar ainda: A não retirada dos veículos quando estiver comprometendo a segurança e a fluidez do trânsito, é punida com infração média, prevista no art. 178 do CTB.
Amigo motorista!
Colabora para que tenhamos um trânsito mais humanizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário