quinta-feira, 9 de maio de 2013



DIA DAS MÃES
Antecipando a data, extraio do livro sagrado, a Bíblia, minha homenagem ás mães.  Leio Êxodo Capítulo 2, Versículos 1 ao 10 que narra o nascimento de Moisés.
Você já ouviu falar no nome da mãe de Moisés? Certamente não!
Pois esta mulher, sem falar em Eva, a primeira mãe; Maria, mãe de Jesus; Ana, mãe de João Batista e tantas outras mães heroínas, Joquebede foi talvez à mãe que maior fé demonstrou a Deus pela salvação de seu filho, não o deixando se tornar um soberbo e morrer como outras crianças segundo o desejo do Faraó do Egito na época. O povo Hebreu de acordo com a história, além de ser uma raça forte, guerreira, era escravo do Egito, cujas mulheres procriavam muito mais que as egípcias. O Faraó com receio ser  um dia vencido pela população escrava que aumentava surpreendentemente, baixou um decreto determinando a todas as parteiras que matassem todas as crianças do sexo masculino que viessem a nascer. Só que, quando chegavam para o parto, ele já havia acontecido e, então, não poderiam mais sacrificar a criança. O Faraó, que era pagão, deu ainda outra ordem, as crianças recém nascidas deveriam ser jogadas ao Rio Nilo como oferenda ao seu deus.
Imaginem o sofrimento das mães, especialmente de Jequebede que para salvar seu filho e não podendo mais escondê-lo, fez uma arca de junco (espécie de cesta) betumou e colocou o menino a borda do rio.
Obviamente que a história de Moisés fazia parte de um plano de Deus. Não foi um acaso a cena narrada em Êxodo 2:5.  "E a filha do Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam pela borda do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, e a tomou. Abrindo viu ao menino, e ele chorava; e moveu-se de compaixão dele. Então disse sua irmã à filha do Faraó: irei chamar uma ama das hebreias que crie este menino para ti? E a filha do Faraó respondeu: Vai. E foi-se a moça e chamou a mãe do menino. Então lhe disse a filha do Faraó: leva este menino e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino e criou-o. E sendo o menino já grande (12 anos) ela o trouxe à filha do Faraó, a qual o adotou; e chamou o seu nome Moisés, e disse: porque das águas o tenho tirado". Quantas orações, talvez, foram feitas por Jequebede, clamando a Deus para que ele não se tornasse um pagão já que estava sendo preparado para ser um Faraó, quantas lágrimas. Jequebede morreu antes ver a grande missão confiada a Moisés por determinação de Deus.
No Dia das Mães, desejo aconselhar aquelas que sofrem por terem, quem sabe, seus filhos perdidos pelo vício da bebida, das drogas; que estão na prisão, desaparecidos ou doentes, que insistam em orar a Deus. Pela sua bondade, amor e misericórdia só Ele tem o poder de resgatar o seu filho.
Não se culpem ou tenham dor na consciência em pensar que erraram na educação de seu filho. O seu erro nunca pegou Deus de surpresa. Antes de você engravidar Ele já sabia que você iria errar. Mas, hoje Deus está perto de você para ajudá-la corrigir o que errou. Ele sabe que você fez o melhor de acordo com as suas possibilidades e maturidade que tinhas na época em que criou seu filho ou sua filha. Liberte-se de qualquer sentimento de culpa. Deus ouvirá você. Se acertou, gloria seja dada a Deus; se errou saiba que os nossos erros servem de ocasiões para Deus mostrar o seu poder, o seu amor e a sua misericórdia. Precisamos entender que o nosso Deus quer conceder milagres. Deus fez de Moisés um milagre. Fez de Daniel um milagre, de João Batista um milagre, de Samuel, um milagre; ele fez de Davi um milagre, de José um milagre e Deus pode fazer de seu filho um milagre. Ore, continue clamando. Que neste Dia das Mães, você se sinta abraçada, perdoada e amada por Deus, com a certeza de que este Deus dos céus ouvirá a sua oração e irá te responder.






Nenhum comentário:

Postar um comentário