quinta-feira, 28 de julho de 2011

RELATÓRIO
Encontrei extraviado em meio a uns documentos e papéis, um relatório apresentado ao Intendente Municipal, Coronel Pedro Pinto de Souza, empossado em 7 de setembro de 1924, redigido por Renato Pereira Gomes, Intendente provisório. Nele Gomes narra tudo o que ocorreu durante seu mandato. Em certo trecho o Intendente registra os sacrifícios sofridos pelo município, reduto das forças rebeldes durante vários meses, até que o general Firmino de Paula, chefe da Brigada do Norte, expulsa os rebeldes depois de combates memoráveis, reconquistando a calma na região.
O Intendente faz questão de assinalar no seu relatório o seguinte, com relação ao general Firmino: “É justo registrar a dedicação, interesse e apego que o general Firmino sempre tomou, neste momento calamitoso, para normalizar nossa situação, devendo-se a esse grande republicano, paladino das epopéias mais brilhantes da nossa história, este ambiente de ordem que hoje respiramos”.
A arrecadação do município até 31 de maio de 1923 era de 120:732$750 (Cento e vinte contos, setecentos e trinta e dois mil e setecentos e cinqüenta réis).
Naquele tempo para criar o cargo de assistente judiciário, que seria hoje o Procurador do Município, era necessário obter autorização do Presidente do Estado, e já com a fixação dos seus vencimentos. Foi nomeado o advogado Humberto Luna Ricci, percebendo mensalmente o salário de 200$000 (duzentos mil réis).
No mesmo relatório consta um registro feito pelo Secretário Oscar Cesar digno de nota, sobre a iluminação pública. “Completamente danificada pelos revolucionários que subtraíram e depredaram os faróis a citilene, a população da Vila ressentiu-se da iluminação que incontestavelmente era indispensável”.
Outro dato curioso: durante os meses de outubro a dezembro de 1923 e de janeiro a junho de 1924 o movimento da Cadeia Civil local apresentou o seguinte movimento: homicídio 1; ferimentos leves, 1; ferimentos graves,1; embriaguez, 18; desordem, 20; alienação, 4; investigações, 2; perfazendo um total de 47 prisões.
O Cartório do Registro Civil, durante o primeiro semestre de 1924 apontou a realização de 134 casamentos; 754 nascimentos; 155 óbitos. De acordo com o Registro Eleitoral Federal o município possuía 2.522 eleitores.
Na mensagem do Coronel Pedro Pinto de Souza aos membros do Conselho Municipal ele inicia salientando que “levado a curul intendência pela vontade do Partido Republicano de Erechim, aquieci, despido completamente de aspirações elevadas, sem presunções meritórias, ao gesto pela obrigação moral a que jamais nos é licito fugir quando imposta por coletividades de natureza política, religiosa ou filosófica”.
Em outro trecho, Pedro Pinto de Souza acrescenta: “Satisfaz-me agradavelmente, o oferecimento dessa oportunidade, por isso que nela devo sugerir medidas de máxima importância e adaptar-se para a boa marcha dos negócios do Município.”. Ainda dirigindo-se ao Conselho Municipal o Intendente Pedro Pinto de Souza afirma: “A visão esclarecida deste Conselho verá facilmente as vantagens que delas decorrerão com a normalidade dos serviço e que nos levarão a desprezar caminhos ínvios e escabrosos para trilharmos a estrada forte e segura, incitamento de extraordinária relevância para que o Executivo tudo envide pela prosperidade coletiva”.
Também naquele tempo não era fácil governar sem dinheiro em caixa.  Na sua mensagem ao Conselho Municipal, Pedro Pinto de Souza cientifica que sua Intendência encontrou em caixa, conforme balanço apresentado, a quantia em dinheiro de 2:561$668, ou seja, dois contos, quinhentos e sessenta e um mil, 668 réis, com uma divida que atingia um passivo de 87:962$160 (oitenta contos, novecentos e sessenta e dois mil, cento e sessenta réis).
Termina a mensagem congratulando-se com o Conselho “pela sua auspiciosa reunião”. E conclui: “É me grato assegurar-lhe todo o meu apoio e solidariedade no que for de interesse para a ordem e o progresso do Município, pelo qual tudo envidarei para bem servir na altura e confiança com que me honraram os seus habitantes.
Esse relatório vai completar dia 7 de setembro, 87 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário