terça-feira, 12 de julho de 2011

A CAMINHADA
Aproveitei o domingo para caminhar, como diriam os mais velhos: para desenferrujar as juntas. Sai de casa sem escolher itinerário. Percorri toda a Av. Pedro Alvares Cabral, até seu final. Ingressei na Maranhão, Sergipe, Sete de Setembro até minha residência novamente, na Av. Comte. Kraemer. Acho que fiz cerca de quatro quilômetros entre ida e volta. Ao chegar à Praça Jayme Lago, meus músculos já se apresentavam um pouco cansados. Pensei chamar um táxi, mas aguentei até o fim. O problema foi o dia seguinte, acordei dolorido dos pés aos cabelos.
É interessante como a falta de exercício faz falta ao corpo humano! Assim como a corrida e a natação, caminhar é uma atividade aeróbica que ainda tem a vantagem de ser a mais segura de todas do ponto de vista cardiovascular e ortopédico. Até com uma passada mais rápida, dificilmente o coração será sobrecarregado. Além disso, diferentemente da corrida, o risco de lesões nas articulações, em especial nas dos joelhos e tornozelos, é bem menor, revela o profissional.
Fiquei tão entusiasmado que vou começar a caminhar mais seguido. Além do exercício físico é bom para aliviar as tensões, o estresse e as angústias da vida. A gente esquece até as contas a pagar na segunda-feira. Conversei com um amigo que é professor de educação física e ele me falou que uma das atividades físicas perfeita, fácil e leve de desempenhar, capaz de proporcionar saúde, beleza, boa forma e muito mais é a caminhada. É indiscutivelmente um dos exercícios mais eficientes, que pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico. Se realizado com frequência - no mínimo três vezes por semana, durante 30 minutos -, torna- se eficaz para abandonar o sedentarismo, expulsar doenças e melhorar a qualidade de vida. Nas ruas da cidade, na esteira da academia ou até mesmo na areia da praia, você pode usufruir todos os benefícios dessa modalidade. Se você inda não começou inicie hoje mesmo a fazer sua caminhada, vai notar que a sua vida vai sofrer boa transformação. 
Isso sem falar que favorece muito a saúde do corpo todo: combate o colesterol ruim, Estimula a circulação sanguínea, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e a densidade óssea, favorece o controle de doenças como diabetes e hipertensão e ameniza desequilíbrios posturais e articulares. Quer mais? Até problemas como insônia e depressão melhoram com o andar constante, que ainda relaxa e proporciona bem-estar emocional, levando o mau humor e o estresse para bem longe.
Importante: caminhar também afina a silhueta. Meia hora em ritmo moderado pode enxugar até 200 calorias. Utilizando velocidade e terrenos com subidas e descidas ou elevação na esteira, é possível tonificar os músculos. O exercício frequente melhora o tônus das pernas, do bumbum e do abdômen, diz o meu entrevistado.
Mas valer-se da atividade como modalidade esportiva não é o mesmo que passear no shopping. Para ganhar condicionamento físico é preciso acelerar o ritmo cardíaco e direcionar o treino para um objetivo específico. Se quer apenas relaxar, caminhe devagar, cerca de 1 km em meia hora. Já se pretende ganhar fôlego, escolha uma passada mais acelerada e terrenos com inclinação. Assim, o metabolismo aumenta e dá para andar 2 km em 30 minutos.
Caso queira emagrecer e conquistar condicionamento físico, treine em subidas e descidas. Você caminhará cerca de 3 km em meia hora. Para queimar gordura durante o exercício, o batimento cardíaco tem de ficar entre 70% e 80% da sua frequência cardíaca máxima. Faça a seguinte conta para atingir essa marca: subtraia sua idade de 220 batimentos por minuto, que é o máximo estimado para qualquer pessoa. Multiplique o resultado por 70%. Veja o exemplo de uma pessoa de 30 anos: 220-30 = 190. 190 x 70% = 133 BPM. Isso quer dizer que o coração deve bater 133 vezes em 1 minuto de atividade. Para controlar, utilize um frequencímetro ou conte os batimentos apertando o pulso. O treino não pode ser intenso a ponto de impedir que você vá até o final, nem tão leve que não estimule sua função cardiorrespiratória.
Recomendei tudo isso a um amigo que leva uma vida bastante sedentária. Para ir ao Plaza Imigrantes onde nos encontramos diariamente para o cafezinho, ele vai de carro. A distância é de apenas três quqadras. Sabe o que ele me respondeu?
- É muito trabalho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário