domingo, 23 de fevereiro de 2014

OFICIALIZADA A URA



Acompanhei pela internet o noticiário do fim de semana em que o centro das atenções estiveram dirigidos para Horto Florestal do Município, local escolhido para a instalação da Unidade de Referência Animal. Estou ciente que este assunto já está cansativo, mas é preciso ficar muito claro e cristalino que tudo o que dissemos nesta coluna em 28 de janeiro último e ao vereador Valdemar Loch, dia 4 de fevereiro em seu gabinete, em nome das protetoras de animais, ONG's e pessoas voluntárias resultou nessa importante conquista. Estamos, portanto, todos de parabéns.
Há anos que estas pessoas e entidades vinham cobrando do poder público uma determinação. O projeto finalmente  saiu da gaveta.
As vezes a gente tem que botar aboca no trombone!
A garantia que se tem do funcionamento desse novo órgão municipal, é que o responsável pela gestão do projeto oficializado e autorizado, estará nas mãos do coordenador da Vigilância Sanitária, Theodoro Tedesco Neto, engenheiro agrônomo, ex-EMATER, com longa experiência e conhecedor, também,  da vida animal. Na prática agronomia é a ciência que estuda o solo, plantas etc, mas  atua, inclusive, na melhoria de gerações animais (no campo da zootecnia) que é o conjunto de métodos para criação, vacinação e aperfeiçoamento de animais domésticos.
Portanto, a escolha de Tedesco para esta incumbência não poderia ser mais acertada. Temos certeza de que se os cachorros vadios, abandonados e maltratados que eram uma permanente preocupação da comunidade, esta deixará de existir a partir do compromisso que acaba de ser assumido pelo bom e capaz Theodoro Tedesco Neto.

Está prestes a acontecer  mudanças no secretariado do Governo do Estado em função da Lei Eleitoral que obriga aos interessados em se candidatar para as próximas eleições, se desincompatibilizar dos cargos que ocupam.
Entre os candidatáveis está o Secretário do Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, representante do Alto Uruguai que não se sabe ainda se disputará uma reeleição para a Assembleia Legislativa, ou a Câmara dos Deputados. Bem que Pavan poderia se decidir pela candidatura á Câmara, pois se assim resolver, seria um nome genuinamente regional com grandes possibilidades de chegar. Ex-deputado estadual por mais de uma legislatura, presidente do Legislativo Gaúcho e Secretário de Estado fazem de Ivar Pavan um candidato preparado para assumir uma vaga no Legislativo federal.
Nesta hora de preparativos para o embate eleitoral, nunca é demais lembrar que Erechim e os demais municípios próximos, depois de Arno Magarinos e Valdomiro Fioravante, não elegeu mais candidato a deputado federal. Estaria na hora dos eleitores pensarem e concentrarem seus votos em nomes da região.
Para a Assembleia Legislativa os que hoje representam a região concorrerão a reeleição, e mais os nomes que são citados como balão de ensaio pela mídia local.
Nomes de vereadores, lideranças empresariais de várias áreas de atividade começam a ser cogitados, porém não há ainda confirmação de que concorrerão nas convenções de seus partidos. Como é natural, o período é de especulações.
Ainda sobre política local, o prefeito Paulo Polis está próximo a atingir a metade de seu mandato cuja eleição está sob apreciação judicial no TSE, em Brasília, através de pedido de cassação de mandato. O ex-prefeito Dexheimer publicou no Facebook um comentário que está repercutindo grandemente nos meios políticos: "No Brasil o PT é assim. Aos amigos tudo. Aos inimigos o rigor da lei. Ministra Relatora, que mantém sob suas nádegas, o processo de Erechim. Apenas julgue. Torço pela absolvição, porque com a humildade dos que me conhecem , ele jamais seria prefeito,não fora a minha mão". Muito forte esta declaração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário