terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O DESCASO E O PROTESTO



Os leitores são testemunha de quantas vezes me manifestei contra o descaso da Superintendência Regional dos Correios, pela falta de atenção ás reclamações da população com relação ao prédio da antiga agência local, na Av. Salgado Filho.
Desafiei, inclusive, a Câmara de Vereadores e o próprio Poder Executivo para, através de uma mobilização conjunta, exigir uma posição da direção dos Correios. Agora leio na imprensa o esforço solitário do vereador Valdemar Loch (PT) ao reacender o debate em torno da questão. Requerimento protocolado pelo vereador deverá ser  apreciado na primeira sessão ordinária da Câmara dia 17, próxima segunda-feira solicitando a efetivação da prometida reconstrução que é aguardada desde 2003, quando houve o primeiro pedido.
Já se passaram 10 anos e a EBCT só enrola, disfarça, promete, engana e nada faz. Erechim não merece ser tratado dessa forma. Segundo o vereador, com quem estive na semana passada, em 2003 o então presidente dos Correios determinou que as obras de restituição do prédio tivessem início no 1º trimestre de 2004. A ordem foi comunicada por ofício do Diretor Regional do Rio Grande do Sul, este relacionou no Plano de Obras, para executada nos exercícios de 2004 e 2005, esteve em andamento, mas não teve continuidade.
Como o prédio está a cada dia que passa se deteriorando ainda mais, e não havendo nenhuma manifestação dos Correios, Valdemar Loch volta a pressionar a direção da empresa com novo requerimento que será subscrito por todos os vereadores.
O Correio sempre foi um órgão prestadio, super organizado, eficiente, mas nessa questão de conservação de seu próprio patrimônio o desleixamento é completo. Não é possível que sua direção possa ser tão negligente, e permita que a crítica continue indigitar protestos, não de estima e consideração, mas a essas alturas de desapreço para com a comunidade de Erechim.
O prédio está descomposto, precisa de urgentes reparos. Há dez anos que se fala, se protesta, se manda ofícios, e o processo não anda. Afinal, o que estaria faltando para que a obra de reparação comece?
Por favor Dr. Superintendente, ponha a mão na massa, chega de enrolar e dar explicações que já saiu o edital, que já foi expedida a ordem de serviço que isso e que aquilo. A população de Erechim quer - e não está pedindo favor - que a direção dos Correios acabe com aquele estorvo que enegrece o centro histórico da cidade.
Sinceramente, a partir do requerimento do vereador Loch que outras instituições também se manifestem, enviando ofícios, e-mails, ou mesmo registrando seu protesto por telefone junto a Superintendência, pois a estas alturas a questão não é política, é comunitária. E para que alcancemos êxito precisamos estar unidos no mesmo propósito.

Outro assunto. Ouvi dizer, portanto, corre na cidade um boato, que com a implantação do novo sistema de cobrança para o estacionamento de veículos nas vias públicas centrais (parquímetros) dezenas de árvores teriam que ser sacrificadas. Será verdadeiro esse disque-disque, ou tal vai acontecer mesmo?
Convinha o Secretário de Trânsito desmentir, ou explicar o projeto á sociedade para que não aconteça como ocorreu com a mudança do trânsito na Praça da Bandeira e adjacência, de saudosa memória.

E para concluir, não seria melhor para a região investir no aeroporto Comte. Kraemer em vez de criar um novo em Sertão somente para cargas? É o que se discute no seio da AMAU - Associação dos Municípios do Alto Uruguai. Já possuímos três aeroportos num raio entre um e outro de 50 quilômetros: Passo Fundo, Erechim e Chapecó. Mais um? Nada em desfavor á comunidade de Sertão, mas há controvérsias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário