sábado, 5 de maio de 2012


OS 40 ANOS DA TV ALTO URUGUAI
Um visionário erechinense chamado Milton José Doninelli há 40 anos em uma das reuniões semanais da antiga Associação Comercial e Industrial de Erechim presidida por Romeu Madalozzo, sugeriu dentre outros empreendimentos que estavam para acontecer na cidade, sob a coordenação da ACIE, a instalação de uma estação de televisão.

De início, os empresários mais céticos não deram muito crédito a proposição, mas dada a insistência do autor da idéia o grupo acabou sendo persuadido. Formou-se então uma comissão para estudar a sugestão de Doninelli cuja opinião acabou tomando corpo e tornou-se mais tarde realidade. O próprio Doninelli foi incumbido de pesquisar sobre o assunto, tendo descoberto que em uma cidade do interior de Minas Gerais, Itajubá, havia um técnico que fabricava o transmissor, a antena, câmera e os equipamentos de áudio, ou seja, o empresário fornecia a estação de tv montada.

Para observar, comprovar a qualidade e eficiência do equipamento o presidente Romeu Madalozzo, indicou o membro do Conselho, Celso Testa, que teve a missão de visitar Itajubá fazer o contato pessoal com o técnico e trazer as informações sobre os equipamentos necessários para a montagem da emissora.

Como se tratava de uma TV comunitária, a área de abrangência tinha alcance limitado, praticamente atingia tão somente a zona urbana da cidade. Mas, era uma emissora de TV, não repetidora. O segundo passo foi a constituição da empresa que geraria a televisão, tendo sido escolhido como diretor presidente do grupo o engenheiro Ruther Von Mullen e gerente Valdemar De Toni Jr., ambos já falecidos.
Os estúdios da TV Alto Uruguai foram montados Condomínio Erechim, e no último pavimento descoberto do edifício de 12 andares, a sua torre de transmissão. Todos estes fatos antecederam a compra da emissora pelo Grupo RBS. Como membro do Conselho Consultivo da Associação Comercial e Industrial de Erechim na época, testemunhei todos estes fatos.
Milton José Doninelli, Jorge Goelzer, Jovino Alves Martins, Ana Maria Zambonato Pesin, eu, e tantos outros, contribuímos, modestamente, para que a nossa TV se constituísse em um dos mais importantes órgãos de comunicação local e regional. A RBS-TV cobre toda a região do Alto Uruguai e é integrante da Rede Regional da Rede Brasil Sul de Televisão. Na década de 80 tive a honra de fzer parte da sua equipe como Gerente Comecial antes de me aposentar, a convite do amigo Hermano Manteze, e confirmado por Ricardo Gentilini, diretor executivo da Rede Regional.

Na homenagem que sua direção local realizou para lembrar os 40 anos de existência da nossa TV, no último dia 30 de abril, e dos que contribuíram para seu crescimento não pude comparecer em razão de doença em minha família. Disseram-me que foi uma festa inesquecível com muitas lembranças e recordações. Visto que também fui um dos homenageados, agradeço a lembrança do meu nome e o troféu. uma peça fundida em bronze da artista plástica, Ana Simone Keiserman Lempke onde está gravado os dizeres: " A RBS TV em reconhecimento a sua contribuição na história desta emissora tem a honra de lhe prestar esta homenagem. Muito obrigado pela dedicação, pela ousadia e transformação desta sociedade. Erechim, 30 de abril de 2012".
Nunca é demais lembrar que a RBS TV Erechim foi a primeira emissora de transmissão de som e imagem do interior do Rio Grande do Sul, demonstrando o pioneirismo e intrepidez do povo erechinense na área da comunicação. Parabéns a RBS-TV Alto Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário