domingo, 13 de maio de 2012


FALTA DE EDUCAÇÃO
Um leitor me envia uma carta e pede para não ser identificado. Relata o que abaixo transcrevo:
"Leitor assíduo do jornal local BOM DIA, leio com prazer tuas crônicas - sempre objetivas - resolvi expor uma antiga idéia a respeito do esporte brasileiro, que talvez possa interessar ao teu dom de cronista. Consiste no seguinte: Apelo ao atleta profissional brasileiro - patriotismo.
É do conhecimento de qualquer um que o sonho de todo o atleta um dia é ser convocado para fazer parte de uma seleção do esporte que pratica e com isso se promover e alcançar fama e dinheiro.
Aproveitando a oportunidade, quando chegar o momento da convocação o principal quesito seria a exigência do atleta saber cantar o Hino Nacional, na posição de maior respeito ao Pavilhão da Pátria - sem mastigar chiclets. Ao ser recebido pela Comissão Técnica da seleção, o atleta seria cobrado esse item, (saber cantar o nosso hino) sem o qual não poderia se juntar aos demais convocados já aprovados.
Pela mídia, propagar essa exigência, com muita antecedência nos eventos esportivos, principalmente o futebol. Haveria tempo para se preparar.
Quando isto acontecer, tenho certeza, muitas crianças e adultos irão querer saber cantar o Hino Nacional e o espírito patriótico difundido em todo o território brasileiro e teremos orgulho de ver a camisa verde-amarela desfilar nos estádios - principalmente nós os cabeças brancas, vamos nos lembrar do tempo de estudantes da era Getúlio".
Em um bilhete escrito à mão, apenso a carta, o leitor aborda o assunto relacionado com o nosso petróleo e adverte: "Estamos nos expondo ao perigo com a exploração do petróleo "pré-sal". Hoje quando há vazamento do óleo, quanta dificuldade estão achando para saná-lo! Se houver vazamento no pré-sal sal, como será?
Não achas que estão querendo mexer  demais com a natureza?", questiona.
O missivista termina sua carta assim: "Chico, se esses assuntos te interessam para uma de tuas crônicas, faça a teu modo, sem mencionar a fonte, e eu te ficarei muito grato pelo resultado, que certamente deverá ser de interesse de nossos políticos, para que um dia essa idéia possa virar lei.  Um abraço."
De fato, o leitor tem razão quando afirma existir a falta de uma melhor postura corporal ao nosso atleta brasileiro, principalmente de futebol, quando antes do início dos jogos " canta" o Hino Nacional. Se não masca "chiclets" fica saltitando, virando-se de um lado para outro, não é capaz de permanecer dois minutos em posição respeitosa. O europeu nessas ocasiões, quase nem pisca. Mas, tudo é uma questão de educação. Afinal temos só 512 anos de existência, talvez quando atingirmos a idade de uma Inglaterra, França, Alemanha, Itália... os nossos jogadores se postarão eretos e, principalmente, sem ruminar como vaca em potreiro.
PARA VOCÊ MEDITAR
Se você não sabe perdoar sem esquecer, é sinal de que não compreendeu ainda a verdade e o caminho a seguir.
Procure perdoar e esquecer as mágoas e ofensas, a intrigas e calunias. Mantenha-se em tal atitude, que nenhuma calúnia o possa atingir. Perdoa e siga seu caminho.
Quando o caluniador abrir os olhos, você estará tão distante dele, que não poderá mais ouvir sua voz cheia de veneno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário