sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O NOVO PRÉDIO DA CÂMARA
Não é de agora que vem se debatendo a possibilidade da construção de um novo prédio para a Câmara Municipal de Vereadores de Erechim. Em 2010 o vereador presidente, José Rodolfo Mantovani (PP) teria iniciado a discussão do assunto e a busca de um terreno para a construção do novo prédio. A idéia inicial era ocupar os terrenos localizados nos fundos do antigo Fórum e onde hoje está a sede do MTG, na Pedro Pinto de Souza.
No ano seguinte, 2011, Marcelinho Demoliner (PSD), entendeu também que era necessária a ampliação do atual prédio para melhor acomodar os vereadores que a partir do ano que vem terá 17 cadeiras, e oferecer melhor atendimento a população.  Chegou a ser elaborado projeto de ampliação do ao  atual prédio ocupando o estacionamento localizado nos fundos do da Prefeitura, mas não houve ainda uma definição.
Uma parcela da população acha que seria gasto desnecessário, pois se no passado o velho prédio abrigou 21 vereadores, por que razão teria que ser ampliado para receber 17 vereadores? É a pergunta que todos fazem.
É que os tempos mudaram. O Poder Legislativo de hoje não pode ser comparado com ao de 50 anos atrás, quando a população e o eleitorado representavam bem menos que os dias atuais. As atuais instalações do Legislativo municipal já estão acanhadas. Basta se ver quando há uma sessão solene, ou mesmo de interesse da população não há lugares suficientes para acomodação. Portanto, se a Câmara é a casa do povo, que se dê a este povo melhores condições de usufruir aquele local. E já que há disposição de ampliar o prédio, por que não destinar um pavimento para a Biblioteca Pública Gladstone Osório Mársico?
A presidente do Poder Legislativo, vereadora Vânia Miola (PPS), tem falado que qualquer ação iniciada pela Mesa Diretora passará, pelo debate e busca de idéias dos atuais vereadores que compõe o quadro legislativo. Pois se é assim, o que estão esperando? A discussão já deveria ter sido iniciada para que não se perca mais tempo, mesmo porque se sabe que no caso de uso de terreno do Estado para que haja o repasse de um dos imóveis sugeridos (atrás do antigo Fórum e onde está a sede do MTG) leva cerca de seis meses entre o pedido e a liberação final.
Os contatos entre a presidenta Vânia com o prefeito Paulo Polis já aconteceram, e a previsão é de que nas primeiras sessões do Legislativo a questão possa ser definida para a imediata construção de um novo prédio ou a ampliação do atual.
Para Vânia Miola, Erechim merece uma Casa que seja condizente com seu desenvolvimento, garante. O arquiteto que elaborou o projeto em 2001 para a ampliação das atuais instalações é Fernando Piran.
Já que se fala em remodelação, ampliação ou construção de uma nova Câmara Municipal, não estaria na hora, também, de se pintar e restaurar  externamente o histórico prédio da Prefeitura?
A Prefeitura é de modelo arquitetônico clássico de um palácio renascentista, com colunas quase jônicas, balaústres torneados, janelas retangulares, sacadas, janelas em arco que lembram o Renascimento. Prédio construído em 1929, conserva internamente suas características em portas, escadarias, corrimões e piso. Uma obra majestosa entre o conjunto de prédios que cercam a Praça da Bandeira, abrigando o Governo Municipal desde sua conclusão.
Hoje, suas paredes estão descascando num verdadeiro descaso do responsável pela conservação do patrimônio público.
É uma lástima!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário