segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

AIDA, DE VERDI – TRIUNPHAL
Remexendo na minha modesta discoteca encontrei o disco de vinil com a ópera Aida, em quatro atos com música de Giuseppe Verdi e libreto de Antonio Ghislazoni, com estréia mundial na Casa da Ópera, Cairo, aos 24 de dezembro de 1871. Esta obra foi composta por encomenda do governo egípcio para a inauguração e em comemoração da abertura do canal de Suez. A obra, porém não foi acabada a tempo para a inauguração do Canal, tendo sido substituída à última hora por outra ópera de Verdi, e tendo sido "criada" no Cairo um ano mais tarde.
A ópera é em quatro atos, uma maravilha!
Ao ouví-la, veio-me a lembrança recordações de minha juventude quando frequentava o Cine Ideal, dos Irmãos Rossi, sucessores do Cine Apólo, de Arthur Preto e Pagnoncelli. Veja que faz bastante tempo!
Pois, a ópera Aida, de Verdi, era a caracteristica que dava início ás sessões cinematográficas. Quando o perador fazia soar nos alto-falantes do cinema a belíssima obra do compositor italiano, todos se apressavam para ocupar os lugares, porque a sessão iria começar.
Ha, que saudades daquele tempo!
As sessões de matinée começavam aos domingos á tarde ás 14h e terminavam pelas 17,30h. Normalmente eram exibidos dois filmes. As companhias: Columbia Pictures, Fox, Warner Bross, Vera Cruz, Metro Goldwin-Mayer, Art Films, Pelmex e outras. Os desenhos, produções Walt Disney, Tom e Jerry, até hoje lembrados. Comédias dos Três Patetas, eram as preferidas, e seriados Flash Gordon e o Homem Morcego (Batman e Robin).
O valor do ingresso custava um mil réis e cinquenta. Eu ganhava 2.000 réis de mesada, sobravam 50 réis, valor de um picolé do Café Elite, do seu Florenal, onde hoje está a loja Shumann.
Lembro também quando foi inaugurado o CinemaScope. Que espetáculo!
O CinemaScope foi uma tecnologia de filmagem e projeção que utilizava lentes criadas pelo presidente da Twentieth Century Fox em 1953. Foi utilizada entre 1953 e 1967 para a gravação de filmes widescreen, marcando o início do formato moderno tanto para a filmagem quanto para a exibição de filmes. O surgimento dessa tecnologia de lentes diferentes, teoricamente, permitiu que o processo criasse uma imagem de até uma relação de aspecto, quase duas vezes mais larga em relação ao até então onipresente formato. O Manto Sagrado" dirigido por Henry Coster com Victor Mature foi o primeiro filme feito em CinemaScope, foi indicado para três categorias do Oscar de 1953. Mais tarde surgiu Cleópatra um filme britânico-estadunidense e suíço em 1963, do gênero drama biográfico histórico, com a belíssima atriz Elizabeth Taylor, Richard Burton e Rex Arrison. Cleópatra, uma história de poder e traição – a vida legendária da Rainha do Nilo e sua conquista.
O Cine Ideal era onde hoje está o Ponto Frio e tinha capacidade para 1.200 pessoas sentadas. Uma coisa interessante, ás sessões começavam britanicamente ás 20,15h, tanto fazia se estivesse à casa cheia como com meia dúzia de assistentes.
 Com o advento da Televisão as casas cinematográficas do interior entraram em crise e acabaram sendo fechadas. Primeiro foi o Ideal, mais tarde o Cine Luz.
Com o fechamento dos cinemas e dos cafés Grazziotin, Atlântico, Ronchetti, Elite, Restaurante Campana, Café e Boate Dilda, todos na Av. Mautrício Cardoso, Erechim perdeu, sua vida romântica noturna.
Quem viveu aquela época não esquece jamais.









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