segunda-feira, 1 de setembro de 2014

NIÓBIO

NIÓBIO
Acordei hoje lembrando do Dr. Enéas. Tem gente que não recorda mais dele. É aquele que falava milhares de palavras em um minuto e foi deputado federal. Antes disso, chegou a se candidatar à presidência da República em 1994, ficando em terceiro lugar com mais de 5 milhões de votos. O câncer acabou com ele. Foi uma lástima. O Brasil perdeu um ilustre filho. Recordo que em um programa de televisão, já como deputado federal eleito, ele abordou uma das questões mais importantes da economia nacional e ninguém ligou para suas observações. Refiro-me a produção mineral deste país. Você sabia - por exemplo - que o nióbio é um mineral que se fosse melhor explorado poderia tornar o Brasil a nação mais rica do planeta?
No entanto não o é pelo desinteresse, pela omissão do governo.
Como dizer que somos um país pobre se possuímos uma riqueza mineral que ninguém têm?
O Dr. Enéas tinha razão quando  denunciava esse desleixo do governo, cujo assunto a imprensa nunca repercutiu. A Televisão hoje, principalmente, está mais interessada a mostrar o crime, o roubo, a violência reinante neste país do que debater as grandes questões nacionais.
Mal comparado ao mensalão, o que nós perdemos na venda do nosso minério, é troco de trombadinha. Como se explica que não tenhamos o monopólio da venda do nióbio no mundo, se só nós possuímos?
Assisti todos os debates na TV dos candidatos à presidência da República, e nenhum deles abordou a questão da exploração mineral do Brasil.
Enquanto continuamos sendo uma colônia do capital internacional, os candidatos prosseguem mirando no retrovisor da história.
Como não conhecia o potencial desse importante mineral fui pesquisar e fiquei pasmo a respeito de sua importância para o desenvolvimento da tecnologia mundial. É um material de  alta resistência suportando variações bruscas de temperatura tanto elevada como menos elevada.
Existem apenas três minas de nióbio no planeta: duas no Brasil e uma no Canadá. No Brasil elas se localizam em Catalão e em Quixadá. O nióbio é usado principalmente em ligas de aço para produção de tubos condutores de fluídos.
Para você ter uma idéia, esse mineral é muito utilizado nas ligas, em especial na produção de aços especiais que são utilizados na estrutura física dos gasodutos. A estabilidade térmica das superligas que contém nióbio é importante para a produção de motores de aeroplanos e na propulsão de foguetes  e em vários materiais supercondutores. Estas ligas supercondutoras também contém titânio e estanho, e geralmente usadas nos ímãs supercondutoras nas imagens de ressonância magnética. Outras aplicações incluem a soldagem, indústria nuclear, eletrônica, óptica, numismática e produção de jóias.
Enéas Ferreira Carneiro foi médico cardiologista, político, fundador do extinto Partido da Reedificação da Ordem |Nacional - PRONA. Era natural do Acre, nascido em 1938 em Rio Branco e faleceu em 6 de maio de 2007, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário