sábado, 13 de setembro de 2014

CEMITÉRIO PET

Numa de minhas idas ao supermercado em Erechim encontrei uma senhora leitora desta coluna que me abordou para falar sobre o que abordei dias atrás a respeito consumo de carne de cachorro por imigrantes africanos. E a conversa ficou interessante na medida em que avançou para o apego cada vez maior que as pessoas têm pelos seus animais de estimação. E lembrou o caso da minha calopsita que morreu queimada com água fervente, obviamente por acidente, cuja tragédia retratei neste espaço. De fato, senti muito a perda de um animalzinho que fazia a minha alegria.
A verdade é que, cada vez mais nos apegamos aos nossos cães, gatos, passarinhos, coelhos... E no momento do falecimento deles,  sempre vem a preocupação "E agora?"  "Como fazer um final digno para esse cachorrinho que tanto amei?"
Muitos optam pelo descarte do corpo como se fosse um lixo qualquer, tremenda crueldade.
Pois, arrisco-me a sugerir que tenhamos em Erechim, num futuro próximo, quem sabe, depois da inauguração da URA - Unidade de Referência Animal, uma fazenda, ou o nome que se queira dar, onde possamos fazer o sepultamento adequado de nossos animais de estimação, seguindo todas as normas de vigilância sanitária e com muito carinho cuidarmos do último lar do nosso fiel amigo de tantos anos, como uma opção menos dolorosa para você e sua família.
Em São Paulo, por exemplo, existe um cemitério só para animais de estimação e que são administrados por empresas funerárias. Tudo muito organizado e obviamente sob fiscalização do poder público. Veja a tabela de preços pelos serviços cobrados:
Remoção e Sepultamento Individual
​Porte Pequeno..... ....................... 400,00
Porte Médio ................................ 450,00
Porte Grande................................ 500,00
Porte Gigante............................... 600,00
Nos custos estão incluídos os serviços de remoção e sepultamento. Há cobrança de taxas extras para os que desejarem acessórios como: manta de cetim, manta de pelúcia, caixa decorada, local identificado, ​placa personalizada, caixão de madeira, caixão de madeira forrado, flores e decomposição (cremação).
Quem trata de seus bichinhos de estimação como parte da família sabe da importância de um último gesto de carinho quando este não pode mais estar ao nosso lado.
A ideia é, aquele que adquirir um jazigo no cemitério animal pode acompanhar o sepultamento. No local existiria também uma ala onde os proprietários prestariam as últimas homenagens ao seu animal de estimação antes do sepultamento, afinal ele faz parte da família e merece isso e muito mais.
Optando pela cremação, a mesma será feita individualmente, sendo que o proprietário pode levar as cinzas.
Deixo esta sugestão para as Pet's de nossa cidade, já que existem lojas especializadas que oferecem ração, medicamentos, consultas veterinárias, banho, tosa etc., não custa nada oferecer também o serviço funerário.  Que acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário