domingo, 28 de setembro de 2014

BROTO DE BAMBU

Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu, escreveu Chovey. Você trabalha, investe tempo, esforço faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, as vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará e com ele virão  o crescimento e mudanças que você jamais esperava.
O Bambu depois de plantada a semente, não se vê nada por aproximadamente cinco anos, exceto o lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo.
Todo o seu crescimento é subterrâneo. Uma maciça e fibrosa estrutura da raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída, invisível a olho nu. Então no final do 5º ano, o bambu cresce até atingir a altura de 25 metros.
O bambu nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos. Devemos sempre lembrar dele para seguirmos em frente diante das dificuldades que surgirão.
Tenha sempre dois hábitos: persistência e paciência. É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão.
Há milênios, que o bambu é usado em construção de casas tradicionais em países como o Japão e a China. Nos últimos anos, pesquisas na construção civil avalizaram sua resistência e durabilidade. Arquitetos do mundo todo redescobriram o bambu e passaram a usá-lo em modernas obras públicas. A necessidade de repensar o consumo de materiais na construção para torná-la mais sustentável do ponto de vista ambiental atrai olhares para a exploração de novas alternativas. E o caso do bambu, é visto como uma promessa para este século. No Acre os bambuzais cobrem 38% do estado. E o interessante é que o bambu não requer tratamento químico para remover pragas como brocas e carunchos (cupins não se interessam pelo bambu).
Mas o que eu queria mesmo me  referir é quanto ao bambu na cozinha. Ele é muito utilizado na culinária de muitos países asiáticos, pois além do sabor, ele traz muitos benefícios para a saúde, além de ser muito saboroso.
É rico em nutrientes como proteína vegetal, cálcio, aminoácidos, fibras, fósforo e vitaminas B1, B2 e C. Indivíduos que possuem problemas de digestão são recomendados a consumirem o broto de bambu, pois ele estimula os movimentos do estômago e do intestino. Além disso, é muito utilizado para prevenir doenças cardiovasculares devido as suas propriedades nutricionais, que reduzem o nível de gordura no sangue e regula a pressão arterial.
Outras funções medicinais são atribuídas ao broto de bambu, que é utilizado para prevenir câncer, como anti-hemorrágico, no combate à epilepsia em crianças, e tratamento de tosse. 
Para você saborear um prato com bambu aqui vai uma receita: 500gr de  file mignon; 1 cebola, dois dentes de alho, bambu, uma colher de azeite de oliva, shoyu,  1/2 copo de vinho tinto, pimenta do reino, sal a gosto. Modo de fazer: refogue a cebola, o alho, coloque a carne, o vinho, o shoyu, o bambu e deixe por último a pimenta e o sal. É um prato rápido. Uma dica: sele a carne para que ela não fique borrachuda. Depois disso é só degustar. Faça e depois diga-me se gostou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário