quarta-feira, 10 de abril de 2013

AFINAL QUAL É O DIA CERTO
Embora com um pouco de atraso, cumprimento os companheiros jornalistas do Bom Dia e demais órgãos da nossa imprensa pelo Dia do Jornalista, comemorado dia 8 último.
A imprensa brasileira completa neste ano 205 anos de existência. A importante data se deve ao trabalho e dedicação de todos os jornalistas, que merecem ser reconhecidos. O jornalista ao longo da história do Brasil já teve outras datas como possíveis dias do jornalista: 24 de janeiro, 29 de janeiro, 16 de fevereiro, 3 de maio e 1º de junho.
Vamos por partes. Por que 24 de janeiro?
Porque é dia em que é lembrado o dia do padroeiro da profissão São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja Católica.
29 de janeiro - A data é, de longe, mais citada nos calendários comemorativos brasileiros, mas, ao mesmo tempo, a que menos tem referências à sua criação. As informações vão desde uma homenagem ao jornalista e abolicionista José do Patrocínio (que teria falecido, nesta data, em 1905) até sendo uma data exclusivamente católica.
16 de fevereiro - Dia do Repórter. Ao contrário do que o senso comum, repórter não é sinônimo de jornalista. A função de repórter é apenas mais uma das que os jornalistas podem exercer.
03 de maio - Pode ser considerado o Dia do Jornalista por ser a data da Liberdade de Imprensa, decretada pela ONU em 1993.
01 de junho  - Dia da Imprensa que durante 192 anos foi comemorado, erroneamente, em 10 de setembro (atribuía-se à Gazeta do Rio de Janeiro, jornal oficial do Império, ser o primeiro jornal brasileiro). No Brasil, a Imprensa surge em 1808, quando passou a circular, em 1º de junho, o "Correio Braziliense", editado em Londres por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.
E quanto ao dia mundial? Levando em conta o maior número de pessoas comemorando, o dia 8 de novembro seria o dia oficial, em que 1,3 bilhões de chineses comemoram a data. Nos EUA, o dia do jornalista é comemorado em 8 de agosto e mais datas surgem em pesquisas em outros países.
Nossa! Quantas datas nos representam.
A profissão de jornalista é muito desgastante e de muita responsabilidade, se faz por amor e com responsabilidade. O jornalista deve ser eclético, clínico geral, já que a área do jornalismo é vasta visto que a profissão exige isso do profissional. O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil no dia 7 de abril, em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa. Já o dia Nacional de Luta em defesa do Diploma iniciou-se no I Congresso Brasileiro de Jornalistas, em 1918, no Rio de Janeiro, quando pela primeira vez foi reivindicado o estabelecimento de um curso específico de nível superior para a profissão. Aproveitamos o dia de hoje para desejar sucesso a todos os jornalistas do Brasil e que a luta em prol dos direitos do jornalista continue.
Projetos absurdos
Não é hoje que "deputados" tem o caradurismo de apresentar projetos absurdos. O do deputado Domingos Dutra (PT-MA) é um deles. Veja só. O parlamentar quer instituir no país o Estatuto do Penitenciário Nacional e cria a cadeia cinco estrelas. Se for aprovado os presos terão direito a banho quente, cela com calefação, academia de inástica, material de higiene pessoal com desodorante, xampu, condicionador, hidratante de pele e camisinha. O projeto prevê mais: médico que resida próximo ao presídio, manutenção de seus direitos políticos, acesso a jornais, rádio e TV a cabo e sugere na mesma proposição o dia 25 de junho como sendo o Dia do Encarcerado Desse jeito até eu quero ser preso. Isto não é uma vergonha?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário