sábado, 6 de dezembro de 2014

AS FRAUDES E ESCÂNDALOS

Não bastasse a inflação que subiu este ano, os escândalos que não param de aumentar, já se tornou uma rotina na vida do brasileiro conviver com essa vergonhosa cultura moderna: quanto mais se rouba,  mais poder e mais prestígio se consegue.
Só nesses últimos dias aconteceram coisas incríveis e nunca dantes imagináveis. Primeiro, a roubalheira na Petrobras, depois a aprovação pelo Congresso Nacional da anistia à senhora Dilma Rousseff, constituindo-se na maior manobra fiscal que permite a presidenta da República descumprir a meta de economia para pagamento de juros da dívida, o chamado  superavit fiscal, estabelecido pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que permite, portanto, o governo fechar as contas deste ano. No rastro destes acontecimentos espantáveis, veio a aprovação pela Assembleia Legisltiva (em uma semana sem nenhuma discussão) a aposentadoria para os profissionais da política gaúcha, os deputados.
E para fechar a semana, a péssima repercussão da fraude do leite em Erechim e outros municípios da região, fato que ecoou  negativamente no momento em que se procura promover o município e o Alto Uruguai, uma das regiões mais produtivas do Norte do Estado. Tudo por culpa de comerciantes gananciosos para obterem o lucro fácil, mesmo que esse ganho coloque em jogo a saúde da população.
A COOTREL que desde sua fundação se constituía uma das mais prestigiadas instituições do gênero no país, de uns tempos para cá esqueceu-se da sua importância e tradição e tem se envolvido em situações delicadas, comprometendo diretores e associados que, por improbidade administrativa acabaram produzindo manchas inapagáveis na sua imagem, e com indesejados reflexos na economia regional. Mas, os crimes de fraude para ganhança fácil não é privilégio só de empresas e cooperativas. Agora são as prefeituras do interior que se locupletam com o crime de corrupção.
O Ministério Público gaúcho deflagrou semana passada a operação Boa-Fé para cumprir 12 mandados de busca e apreensão nas prefeituras de Iraí, Palmitinho, Palmeira das Missões, Saldanha Marinho e Vista Alegre, no Norte do Estado. Além disso, estão sob investigação sete empresas da construção civil, com sede em Palmitinho, cujos representantes são suspeitos de se associarem para fraudar licitações, especialmente nas regiões Norte e Noroeste do Estado. Também estão sendo cumpridos dois mandados de prisão temporária.
Segundo as investigações, as fraudes licitatórias vinham ocorrendo desde 2011, por meio de cartel organizado por empresários do setor, vários vinculados a uma mesma família, os quais participavam conjuntamente das licitações e combinavam previamente os preços das propostas, objetivando direcionar os resultados dos certames em favor de empresas do grupo e eliminar a concorrência. O esquema era mais ou menos parecido como da Petrobras.
De acordo com informações obtidas no Tribunal de Contas, somente no período de 2012 a 2014, empresas do grupo investigado teriam recebido aproximadamente R$ 76 milhões e em um dos municípios investigados. No ano de 2014, foram comprometidos mais de 12% da receita arrecada.
As investigações continuarão mediante a análise do material apreendido com a participação do Tribunal de Contas do Estado. O trabalho é coordenado pelos promotores de Justiça Marcos Eduardo Rauber e José Garibaldi Evangelho Simões Machado. O cumprimento das medidas é realizado com o apoio dos policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), da Polícia Civil de Palmeira das Missões e da Brigada Militar de Frederico Westphalen, além de servidores do Ministério Público.

E para concluir, saiu no Diário Oficial o aumento do custo da energia elétrica para os consumidores da CEEE. O reajuste médio da tarifa  foi apenas de 23,51%. Para consumidores de baixa tensão – que inclui comércio, rural e iluminação pública – a luz ficará, em média, 22,39% mais cara. Para a indústria, o aumento será maior: 25,60%. A conta de luz das residências terá um aumento de 22,41%. Tudo isso significa que o ano novo já começa com inflação mais alta. É disso que o povo gosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário