quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O CIGARRO


O tabagismo fumado ou mascado pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente ligadas ao coração e ao sistema circulatório.
Mesmo sabendo que faz mal, muitas pessoas fumam adoidadamente. Chegam a consumir até 40 cigarros por dia, ou mais. É a prática do suicídio a conta gotas. Parece papo, mas é a pura verdade: em cada tragada são inaladas 4 700 substâncias tóxicas. Entre elas, três são consideradas as piores. A primeira é a nicotina, que provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que a temida cocaína, estando associada aos problemas cardíacos e vasculares. A segunda é o monóxido de carbono, aquele mesmo que sai do cano de escapamento dos carros. Ele combina com a hemoglobina do sangue (responsável pelo transporte de oxigênio) e acaba reduzindo a oxigenação sanguínea no corpo. É por causa da ação do monóxido de carbono que alguns fumantes ficam com dores de cabeça após passar várias horas longe do cigarro. Nesse período de abstinência, o nível de oxigênio circulando pelo corpo volta ao normal e o organismo da pessoa, que não está mais acostumado a esse "excesso", reclama por meio das dores de cabeça. A terceira substância tida como grande vilã é o alcatrão, que reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio. Todo câncer relacionado ao fumo - como na boca, laringe ou estômago - tem alguma ligação com o alcatrão. Para se ter uma ideia, 90% dos casos de câncer de pulmão - a principal causa de morte por câncer entre os homens brasileiros - estão ligados ao fumo. O tabagismo provoca vários estragos na região da boca. Além de modificar o hálito, a fumaça irrita a gengiva e pode facilitar o surgimento de cáries dentárias. Há também uma alteração nas papilas gustativas, o que afeta o paladar do fumante. Conversando com um médico pneumologista ele me falou que várias substâncias tóxicas presentes na fumaça fazem os tecidos dos pulmões perderem elasticidade, o que acarreta uma destruição parcial da estrutura desses órgãos. Das mortes provocadas por bronquite ou enfisema, 85% estão associadas ao cigarro. Mas, um dos órgãos mais afetados é o coração. A ação da nicotina faz com que o corpo absorva mais colesterol. O cigarro também eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca, que sobe até 30% durante as tragadas. Tudo isso é fator de risco para problemas no coração, tornando o fumante mais propenso a ter infartos. Além dos problemas de saúde, o fumo traz problemas estéticos (envelhecimento precoce da pele, aumento da celulite e mudança da voz.
Eu tenho por mania (já falei isto em outra ocasião) quando estou na Rodoviária em Porto Alegre aguardando a hora do embarque, observar o comportamento das pessoas que transitam em grande número pelo local. Nesta minha última viagem cheguei uma hora antes da saída do ônibus e acomodei-me num dos bancos disponíveis. Imediatamente sentaram-se próximo a mim, uma de cada lado, duas mulheres. Ambas fumantes. Foi terrível suportar a fumaça a cada tragada. Vi-me atacado no meio da fumaça a cada baforada do incômodo cigarro. Não quis ser indelicado e pedir que fossem fumar na "caixa prego" (gíria popular quando se quer mandar alguém para longe). Também poderia levantar-me e mudar de lugar, mas é que o movimento de passageiros era tão grande que se saísse do local teria que permanecer em pé. Com aquelas duas chaminés do meu lado acabei fumando também, pois mesmo anojoso era obrigado a respirar aquela indesejável fumaça. Esta péssima companhia serviu para levantar um dado impressionante. Em cinco minutos marcados no relógio passaram pela minha frente com um cigarro entre os dedos, 10 fumantes, todas mulheres,  ou seja, a cada dois minutos uma fumante passava por mim. Este resultado me chamou a atenção. Estariam as mulheres a estas alturas superando os homens no hábito de fumar? Será tão difícil parar de fumar? Livre-se de uma vez por todas desse vício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário