quinta-feira, 31 de julho de 2014

O CAMPEÃO ESTÁ DOENTE

Está hospitalizado há bastante tempo lutando contra a doença que o acometeu, mal de Alzheimer, Adilson Maguila, o grande campeão brasileiro dos pesos pesados.
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, o Alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.
A situação de Maguila hoje é delicada, ele está hospitalizado na Santa Casa de São Paulo.
A TV-SBT, no Domingo Legal,  dedicou cerca de meia hora do programa para homenagear o peso pesado campeão. Sua mulher, Irani, emocionou os telespectadores ao fazer revelações íntimas e históricas de Maguila. Uma delas diz respeito a discriminação sofrida quando resolveu casar-se com o pugilista. Tinha na época 16 anos e Maguila oito anos mais. "Todos diziam que o casamento não iria dar certo", disse Ivone. "Estamos casados há 28 anos, temos filho, e sou uma mulher feliz".   
Não sei porque as pessoas discriminam os outras pela idade quando elas se amam e casam. Eu, por exemplo, tenho 25 anos de diferença de idade com minha mulher, e somos felizes. O que vale é a beleza interior da pessoa, o compartilhamento, a solidariedade o companheirismo, que juntos formam a palavra amor. Tendo tudo isto, não importa a idade. Aliás, não sei quem disse que "amor não tem idade", pois eu sou testemunha disso.
O nosso Maguila há dias vem lutando bravamente contra o peso pesado Alzheimer. Já se passaram vários rounds.
 A luta  só vai terminar quando um cair primeiro. Desse modo, não se sabe até quando o nosso campeão peso pesado vai aguentar. Muitos, prevendo que o fim se aproxima estão abandonando o local da luta para não ver o Maguila cair.
No dia que isso acontecer vai ser muito triste.
Centenas de mensagens estão chegando via Facebook e outros meios para Maguila, todas elas pedindo que ele continue lutando e tenha fé. A mais emocionante foi a do adversário George Foreman para quem Maguila perdeu em Las Vegas, em 16 de junho de 1990. Depois lutou ainda 45 vezes e destas perdeu três, sendo que a ultima foi na noite de 29 de fevereiro de 200 em São Paulo para Daniel Frank no quarto assalto.
Em toda sua carreira, o sergipano Maguila obteve  77 vitórias (61 nocautes, 16 decisões por pontos), 1 empate e 7 derrotas (7 nocautes). José Adilson Rodrigues dos Santos, nasceu em Aracaju em 12 de junho de 1958 e tornou-se conhecido como como Maguila, por semelhança ao porte físico do personagem Magilla Gorila de Hanna-Barbera.
A última aparição pública do campão foi em  Campinas-SP, no enterro do narrador Luciano do Valle, em 20 de abril. O ex-lutador já vinha apresentando uma forma física bem mais magra do que se via nos anos anteriores ao seu diagnóstico, quando tentou uma carreira como cantor, em 2009, e se candidatou a deputado federal, em 2010. Rezemos pela saúde de nosso grande campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário