sexta-feira, 1 de agosto de 2014

MAÇONARIA: SEITA OU RELIGIÃO?

Muito sem tem falado e escrito ao longo da história sobre essa Instituição. Escritores de todas as línguas uns mais, outros menos, discriminam a Ordem pejorativamente dizendo que é uma organização satânica; que seus membros vendem a alma para o diabo e muito mais que isso: não acreditam em Deus e que seus rituais igualmente são diabólicos. Falam mais, que a Maçonaria é perigosa, coisa do diabo.
A melhor resposta para a pergunta que dá o título ao nosso comentário é esta: Maçonaria não é religião, como muitos teimam em assim classificá-la, e muito menos seita. É uma escola iniciática e hermética de aperfeiçoamento do homem. Iniciática porque o ingresso ocorre por um ritual de iniciação. Hermética porque é fechada. Somente os seus membros conhecem os segredos da Ordem. Aperfeiçoa o homem espiritualmente, porque ele passa a conhecer o seu "eu" interior. Não tem nada a ver com demônios, diabos ou outras bobagens que são ditas.
Aliás, esses argumentos eram muito usados no século passado para combater a Ordem e seus integrantes.
O objetivo e propósito da Maçonaria, suas leis, história e filosofia tem sido divulgados em livros que estão a venda em qualquer livraria. Qualquer um pode comprar e ler. Os únicos segredos que a maçonaria conserva são as cerimônias empregadas na admissão de seus membros e os meios usados pelos quais os Maçons usam para se reconhecer.
Muitos autores teimam em afirmar que a Maçonaria é uma religião; que é uma seita. Não é não. Vejamos o que é uma religião. Religião é uma , uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade. É também um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral, chamada Igreja. Todos os tipos de religião têm seus fundamentos, algumas se baseiam em diversas análises filosóficas, que explicam o que somos e porque viemos ao mundo. Outras se sobressaem pela fé e outras em extensos ensinamentos éticos.
Religião, no sentido figurado, significa qualquer atividade realizada com rígida frequência. Por outro lado, há religiões que possuem dogmas e os respeitam.  A Maçonaria não promove nenhum dogma que deve ser aceito taticamente por todos, mas inculca nos homens a prática da virtude, não oferecendo panaceias para a redenção de pecados. Seu credo religioso consiste apenas em dois artigos de fé que não foram inventados por homens, mas que se encontram neles instintivamente desde os mais remotos tempos da história: A existência de Deus e a Imortalidade da Alma que tem como corolário a Irmandade dos Homens sob a Paternidade de Deus. 
A Maçonaria é anti-religiosa? A Maçonaria não é contra qualquer religião. Ela ensina e pratica a tolerância, defendendo o direito do homem praticar a religião de seu agrado. Ela não dogmatiza as particularidades do credo e da religião. Ela reconhece os benefícios e a bondade assim como a verdade de todas as religiões, combatendo, ao mesmo tempo, as suas inverdades e o fanatismo. A Maçonaria é ateísta ou meramente agnóstica? A Maçonaria não é ateísta nem agnóstica. O ateu é aquele que diz não acreditar em Deus enquanto o agnóstico é aquele que não pode afirmar, conscientemente, se Deus existe ou não. Para ser aceito e ingressar na Maçonaria, o candidato deve afirmar a crença em Deus.  E o que é Seita? A definição cristã específica é: um grupo religioso que nega um ou mais dos fundamentos da verdade Bíblica. Ou, em termos mais simples, uma seita é um grupo que ensina algo que fará com que uma pessoa não seja salva caso ela acredite nisso que é ensinado. Em contraste com uma religião, uma seita é um grupo que afirma ser cristão, porém nega uma verdade essencial do cristianismo bíblico. Fiz estes esclarecimentos a pedido de muitos leitores que me enviaram e-mails.


Espero ter correspondido nas respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário