domingo, 6 de julho de 2014

AS BODAS DE DOM GIRÔNIMO

Os 50 anos de ordenação presbiteral do bispo emérito da Diocese de Erechim, Dom Girônimo Zanandréa, foi festivamente comemorado neste domingo, no Seminário de Fátima, com a presença de grande número de católicos, autoridades e convidados e obviamente colegas sacerdotes.
Bispos de outras dioceses também se fizeram presentes, com destaque para o de Jales, Dom Luiz Demétrio Valentini, seu conterrâneo de paróquia em São Valentim que comemora idêntica efeméride, bodas de ouro de ordenação, em fevereiro do próximo ano.
Nesta oportunidade não poderia deixar de homenagear também o amigo Dom Girônimo através desta coluna, reafirmando minha admiração e estima pelo trabalho exercido até aqui no pastoreio das ovelhas de Cristo. Sou testemunha, entre tantas, do dia em que o recém formado padre recebia sua ordenação sacerdotal no pequeno distrito de Benjamim Constant, município de São Valentim. Acho que já fiz menção nesta coluna, de uma das mais inéditas façanhas radiojornalísticas em que participei, juntamente com o falecido colega Waldemar De Toni Jr., tendo como foco fundamental a transmissão do recebimento do mandado sacerdotal  do recém formado padre Girônimo, no dia 3 de julho de 1964. Era um acontecimento singular para aquela comunidade e região. Lembro ainda daquele dia: presença de grande público, manhã bonita de sol e a pequena igreja lotada de público.
Além da importância da cerimônia, vale destacar a originalidade e o ineditismo da transmissão radiofônica do acontecimento. Naquele tempo não havia na localidade energia elétrica e linha telefônica, principais fontes para a realização de uma transmissão radiofônica. Foi quando, pela primeira vez utilizamos um pequeno gerador á gasolina e um transmissor de radioamador para registrar o importante acontecimento religioso. Outro fato incomum com Dom Girônimo é a data do nosso aniversário, ele nasceu dia 9 de junho de 1936 e eu, cinco dias antes. Portanto, temos a mesma idade, 78 anos.
O homenageado bispo emérito de Erechim, substituiu Dom João Hoffman responsável pela instalação do bispado em Erechim. Mas, antes de assumir a espinhosa missão, ainda como padre, Dom Girônimo Zanandréa trabalhou na formação de padres no Seminário Nª Sª de Fátima, foi vigário paroquial e pároco da Catedral São José, professor no Centro de Ensino Superior de Erechim e Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo.
Deixou o cargo de Bispo em 2012 por atingir a idade máxima compulsória para o cargo.
Ao lembrar um pouco da sua história, Dom Girônimo, como temos aprendido com o senhor nos últimos anos!
Com o exemplo, com a palavra e com a ciência, o Espírito Santo, através do senhor, não só tem reconduzido à fé católica inúmeras pessoas já há muito afastadas, mas também aquelas multidões das quais nosso Senhor se compadeceu por serem "como ovelhas sem pastor" (Mt 9, 36).
Lançando o olhar à sua vida e ao seu sacerdócio, enxergamos não um homem, mas o sacrifício de um homem; não o Bispo Girônimo, mas o grande seguidor de Cristo. 
Neste dia em que o senhor celebra seus 50 anos de ordenação presbiteral, queremos agradecer a Deus pelo dom da sua vida, por sua doação integral a Jesus e à Igreja, pelo "sim" que o senhor responde cotidianamente ao Magistério e à Tradição, e que torna possível o "sim" de tantos outros fiéis católicos na nossa região.Que Deus lhe dê muita luz e permaneça convosco, é o mínimo que posso lhe desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário