quinta-feira, 26 de maio de 2011

TRABALHAMOS PARA UM GOVERNO CALHORDA

Dos 335 dias do ano, o brasileiro trabalha para o governo 148, os outros 187 dias é para ele sustentar sua família.
A maioria dos brasileiros não sabe que cada um de nós gastamos 40,54% da nossa renda anual com impostos. O levantamento é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.
Estamos, portanto, entre os que mais pagam impostos no mundo, perdendo apenas para a Suécia (185 dias) e a França (149 dias), de acordo com o IBPT. A carga tributária do Brasil é maior que a da Espanha (137 dias), dos EUA (102 dias), Argentina (97 dias), Chile (92 dias) e México (91 dias).
Ocorre que a carga tributária nacional é comparativamente superior a da Suécia e da França, porque é muito pequena a contrapartida do governo brasileiro.
O pagamento de tributos no Brasil é muito alto se levarmos em conta que é preciso pagar pelo sistema de saúde privado e escolas particulares, o que em países como Suécia e França isto não acontece.
O brasileiro trabalha o dobro do que trabalhava na década de 70, em média 76 dias ou 2 meses e 16 dias , para pagar tributos.
A divulgação do tempo para pagar impostos no Brasil serve para alertar a população, que pode exigir maior transparência e serviços do governo.
O levantamento é baseado em dados da Receita Federal e inclui tributação sobre rendimentos, formada principalmente pelo Imposto de Renda Pessoa Física, depósito previdenciário e pelas contribuições sindicais; sobre o consumo (PIS, Cofins, ICMS, IPI, ISS); e sobre o patrimônio (IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI, ITR). Também há taxas (limpeza pública, coleta de lixo e iluminação pública). Isto é Brasil!

ANONIMATO

A carta anônima, ou o e-mail anônimo é o meio mais sórdido para alguém difamar, caluniar, ou criticar, não se identificando. Isto pode ser chamado também de covardia, medo, ou fraqueza. O anonimato, portanto, é a arma dos covardes. Aquele que tem coragem de olhar olho no olho e tem luz própria não precisa do anonimato. Somente as larvas pusilânimes mais primitivas e fracas podem valer-se do anonimato para atacar os outros.
E, todo aquele que se utiliza da obscuridade para atacar alguém é necessariamente um frouxo, medroso assim como é cúmplice da covardia, e do mau-caratismo aqueles que a defendem.
Sabe por que falei tudo isto? Porque há um sujeito que anda enviando e-mails de forma anônima achando que vai intimidar. Engana-se. Não vai.
Aliás, esse tipo de personalidade é característico do reles social, daquele que não teve família, ou não teve infância.
A pessoa malfeita, ruim age como esse escurril da sociedade que por ter medo não mostra a cara. Esconde-se.

SUS-SERVIÇO ÚNICO DE SAÚDE

Estou recebendo reclamações contra o atendimento do Serviço Único de Saúde (SUS) no setor de emergência do Hospital Santa Terezinha. Uma senhora narra que na terça-feira foi acometida de fortes dores no peito, tosse e com dificuldades para respirar. Recorreu ao serviço médico do SUS e após esperar cerca de quatro horas até ser atendida, o médico olho-a, dispensando-a com a simples frase:
– A senhora não tem nada! Procure o seu médico.
Ela respondeu-lhe: - Mas, Dr. o meu médico fica distante 400 quilômetros daqui, e o senhor nem ouviu o meu pulmão!!!
- É, mas aqui não tenho nada o que fazer!
E a mulher saiu com sua dor, sua tosse e a decepção de não ter sido medicada ou lhe ter sido prescrito algum medicamento.
Não sou médico, mas acho difícil diagnosticar alguém com dor no peito e tosse, pelos sinais vitais.
A ser verdadeiro o relato não há outra coisa a fazer se não alertar o representante da Secretaria da Saúde regional para que haja um melhor atendimento por parte dos médicos de plantão.
Aproveitando as últimas linhas da coluna, seria interessante também que homens e mulheres fossem proibidos de fumar no ambiente de atendimento e que os motoristas das ambulâncias ao estacionarem na frente do posto, desligassem o motor dos veículos para que o gás poluente da descarga não invadisse a fétida sala de espera.
Prova de que o serviço está mal atendido foi o quebra-quebra que um recorrente do serviço fez na noite desta terça-feira registrado pela Brigada Militar que foi chamada ao local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário