quinta-feira, 16 de abril de 2015

HISTÓRICO DO PMDB NO BRDE

Sempre fui fã de Odacir Klein, ex-tudo em política. No seu currículo só faltou ser senador e governador. Começou sua atividade política como vereador e prefeito do vizinho município de Getúlio Vargas. Deputado federal por quatro legislaturas, ex-Ministro dos Transportes no governo Fernando Henrique Cardoso, sem dúvida, é um dos nomes mais expressivos dentro dos quadros do PMDB, no entanto, não tão bem prestigiado e valorizado como deveria ser, um homem com o caráter de Klein.
O governador José Ivo Sartori que é outro peemedebista da mesma estirpe teve a sensibilidade de indicá-lo para ocupar uma das diretorias do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento Econômico - considerando a sua competência e capacidade de trabalho, sem contar com um passado inatacável.
Fora da atividade política, Odacir Klein foi diretor do Banco do Brasil, é técnico em contabilidade e advogado. Consta ainda de seu currículo ter sido Membro do Conselho da República, ministro dos Transportes,  presidente do Banrisul, secretário da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul, por duas vezes, presidente da Federação das Cooperativas de Trigo e Soja do RS (Fecotrigo) e da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).
Exerceu até ser escolhido para o BRDE a presidência da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), coordenador do Fórum Nacional do Milho, consultor da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel, do Mapa, sócio da Klein e Associados – consultoria e assessoria - e da Klein Advogados Associados, ambas com sede em Brasília.
Esta é a bagagem de conhecimento do novo diretor do BRDE.
Faz alguns anos que não encontro o amigo Odacir Klein. Da última vez que nos cumprimentamos foi no interior da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, momentos antes de uma missa. Aliás, como bom católico era quase frequente sua presença nas missas da Catedral, já que mora (não sei se ainda) próximo a igreja na Rua Duque de Caxias. Hoje com seus 72 anos de idade, Klein enfrenta um novo desafio, o de ser diretor de um dos mais importantes bancos regionais do extremo Sul.
Em 2009 lançou o livro “Conversando com os netos”, no qual fala sobre o alcoolismo e sobre como superar essa doença. Em 2011 lançou o opúsculo “Se tenta ou se senta”. Atualmente reside em Brasília e exerce as atividades de advogado e consultor empresarial e, também de Presidente da Ubrabio – União Brasileira do Biodiesel e coordenador e colunista do Fórum do Milho.
Casou-se com Ilionir Londero e tiveram 5 filhos: Flávia (advogada e residente em Getúlio Vargas); Fúlvia, que mora em Brasília; Fernanda (também advogada, que reside em Porto Alegre); Fabrício, o qual mora em Porto Alegre e Felipe, que faleceu em abril de 2004. Cumprimentos ao amigo e sucesso no novo desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário